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VXY Mogiana em MG
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Rio das Antas
Ipoméia
Gramado
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1936-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
IPOMÉIA (antiga PRINCESA ISABEL)
Município de Rio das Antas, SC
linha Itararé-Uruguai - km 692 (1960)   SC-0093
Altitude: 764 m   Inauguração: 1936
Uso atual: moradia (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Segundo o relatório da RVPSC, de 1936, "foi construída a estação de Princesa Izabel, de 3a classe, para servir a uma vasta região já bastante desenvolvida, em franco progresso. De alvenaria e pedras com telhas tipo marselhez, 129,64 m2 de área para plataforma". Não ficou claro se esta seria a inauguração da estação ou de um novo prédio.

Nos anos 1940, o nome foi alterado para Ipoméia.

Segundo o Diário Catarinense de 27/07/2002, "não há como chegar de carro aos trilhos, sendo preciso estacionar perto da estrada e descer a pé a ribanceira. A estação está abandonada".

Em 2010, o prédio ainda estava ali, sossegado, ainda tendo à sua frente trilhos cobertos de mato.


ACIMA: O pátio da estação em 2010 (Foto Paulo Stradiotto).

ACIMA: O pátio da estação em 2014 (Foto Mario Pailo).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo Stradiotto; Nilson Rodrigues)
     

A estação de Princesa Isabel, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC

Em 09/2002, a estação ainda de pé. Foto Nilson Rodrigues

A estação de Ipoméia, em 27/04/2004. Foto Nilson Rodrigues

     
Atualização: 20.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.