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Rio das Antas
Ipoméia
Gramado
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1936-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IPOMÉIA
(antiga PRINCESA ISABEL)
Município de Rio das Antas, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 692
(1960) |
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SC-0093 |
Altitude: 764 m |
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Inauguração: 1936 |
Uso atual: moradia (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Segundo o relatório
da RVPSC, de 1936,
"foi construída a estação
de Princesa Izabel, de 3a classe, para servir a uma vasta região
já bastante desenvolvida, em franco progresso. De alvenaria
e pedras com telhas tipo marselhez, 129,64 m2 de área para
plataforma". Não ficou claro se esta seria a inauguração
da estação ou de um novo prédio.
Nos anos 1940,
o nome foi alterado para Ipoméia.
Segundo o
Diário Catarinense de 27/07/2002, "não há
como chegar de carro aos trilhos, sendo preciso estacionar perto da
estrada e descer a pé a ribanceira. A estação
está abandonada".
Em 2010, o prédio ainda estava
ali, sossegado, ainda tendo à sua frente trilhos cobertos de mato.
ACIMA: O pátio da estação em
2010 (Foto Paulo Stradiotto).
ACIMA: O pátio da estação em 2014 (Foto Mario Pailo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo
Stradiotto; Nilson Rodrigues) |
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Atualização:
20.01.2023
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