|
|
...
Minduí
Mallet
Dorizon
...
IBGE - 1957
Itararé-Uruguai, PR- 1965
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1903-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1994) |
MALLET
Município de Mallet, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 433,991
(1936) |
|
PR-0078 |
Altitude: 835 m |
|
Inauguração: 01.12.1903 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1903 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta como Marechal Mallet, em 1903, no povoado de São Pedro de Mallet. Deu origem à
cidade. O nome foi dado em homenagem ao engenheiro militar João Nepomuceno de Medeiros Mallet, natural de Bagé, no RS. e não
ao marechal francês (Émile Mallet) que combateu do lado brasileiro na Guerra
do Paraguai. Eram parentes. Mais tarde o nome da cidade foi simplificado para Mallet.
Vilson Luis Zvir enviou uma foto (ver abaixo) do pátio
e da cidade em 1948: "Nela aparece em primeiro plano, bem
abaixo e um pouco à direita, o depósito da estação,
mais para a esquerda há dois barracões que eu não sei o que
eram; pode se ver uma casa da vila ferroviária, vagões no desvio,
e uma composição provavelmente recolhendo passageiros, pois está na
linha principal. Da estação só aparece o telhado, porque está encoberta
pelo depósito de mercadorias. Subindo um pouco mais acima na
margem direita da foto aparece o bar do "Carole" é aquele que na água
do telhado tem quatro janelinhas, e esse foi durante anos um grande
ponto de encontro na cidade, quando começou a circular na cidade os
primeiros ônibus, foi aí o terminal rodoviario de Mallet, até
o final dos anos 1980. Um pouco mais acima, também do lado direito,
aparece a prefeitura municipal, é o prédio branco de dois pavimentos,
encostado a enormes árvores. E na parte mais alta da foto quase
no centro aparece a Igreja Ucraniana, ainda sem a cúpula, e
é o predio branco de telhado bem inclinado, arrodeado de arvores por
todos os lados".
A estação sempre foi de madeira até ser demolida,
em janeiro de 1993. Os trilhos foram retirados no trecho por volta
de 1996.
(Fontes: Luciano Pavloski; Vilson Luiz Zvir; Flavio
Cavalcanti; Paulo Castagnet; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1909-80; RVPSC - Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Marechal Mallet, por volta de 1905.
Cartão postal. Autor desconhecido |
Estação de Marechal Mellet, provavelmente anos
1930. Foto Arthur Wischral |
Pátio, em primeiro plano, e a cidade de Mallet em 1948.
A estação está encoberta pelo armazém,
somente dá para ver parte do telhado. Foto cedida por
Vilson Luiz Zvir |
A estação em 1980. Foto cedida por Luciano Pavloski |
A estação em 1980. RFFSA |
A plataforma (da direita) era da estação demolida,
em 6/8/2000. A da esquerda, do armazém. Foto Luciano
Pavloski |
|
|
|
|
Atualização:
28.04.2023
|
|