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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Mallet
Dorizon
Paulo de Frontin
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IBGE - 1960

Itararé-Uruguai, PR- 1965

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1903-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
DORIZON
Município de Mallet, PR
linha Itararé-Uruguai - km 445,551 (1936)   PR-0677
Altitude: 797 m   Inauguração: 01.12.1903
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1903? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Dorizon foi aberta, segundo a própria E. F. São Paulo-Rio Grande, em dezembro de 1903. Porém, ela já teria tido tráfego antes disto (ver caixa de 1903 abaixo).

No livro "Paranaguá-Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária", de 1965, é citada a estação de Dorizon, aberta em 1903, tendo então Egídio Pilotto como chefe de tráfego, ele que foi mais tarde Diretor-Tesoureiro da RVPSC. Egídio foi assassinado em Curitiba anos depois.

Apesar da poesia de Valfrido Pilotto (ver box), escrita anos mais tarde, hoje o trem não passa mais em Dorizon, até os trilhos foram retirados, em 1996, com todo o trecho entre Engenheiro Gutierrez e Porto União.

Dorizon
, cujo nome homenageia um dos banqueiros acionistas que financiou a E. F. S. Paulo-Rio Grande, o então presidente do poderoso grupo francês Societé Generale, Louis Dorizon, é hoje um pequeno distrito de Mallet, cuja principal atração é um hotel de mesmo nome com uma fonte de água mineral.

Existem hoje apenas a plataforma e restos da estação, como pedaços do piso, restos do banheiro e de um fogão a lenha. Essas ruínas estão no meio do mato. (Luciano Pavloski, 2000).

Em 2014, havia sido construído um barraco de madeira sobre a plataforma de concreto, para moradia.

1903
AO LADO:
Autorizado o tráfego de forma definitiva de trens entre Rebouças e Dorizon. Porém, a inauguração da última estação consta como tendo sido em 1° de dezembro apenas (O Estado de S. Paulo, 15/4/1903).

"Estação de onde eu vim/Lá não ficaste, não, na calma em flor daqueles tempos/O teu trem ainda passa/Passam, ainda, as nostálgicas visões/De algo que vem de um mundo para outro mundo/O teu trem, Dorizon, ainda passa como em meu primeiro dia/Ainda passa em mim..." (V. Pilotto)

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1903 a 1983. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Luciano Pavloski; RVPSC: Paranaguá-Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária, 1965; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, recém-inaugurada, em 1903. Foto do livro "Paranaguá-Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária", 1965

Estação de Dorizon por volta de 1910. Cartão postal

Restos de tudo, em 06/08/2000. Foto Luciano Pavloski

Restos de tudo, em 06/08/2000. Foto Luciano Pavloski
   
     
Atualização: 27.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.