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Cerro Pelado
Matos Costa
General Dutra
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Itararé-Uruguai, SC - 1940
IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1908-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1950)
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MATOS
COSTA (antiga SÃO JOÃO)
Município de Porto União, SC |
linha Itararé-Uruguai -
km 315,728 (1935) |
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SC-0484 |
Altitude: 1.199 m |
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Inauguração: 30.04.1908 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de São João foi inaugurada em 1908,
no lugarejo de São João dos Pobres. A data oficial
é a de 30 de abril desse ano. Uma notícia veiculada
no jornal O Estado de S. Paulo de 16/5/1908 informava essa
inauguração. Notícia atrasada em um mês
e meio? Nessa época, era possível que sim.
Ela foi uma das estações incendiadas na época
da Guerra do Contestado, em 1914.
João Teixeira de Mattos Costa era um oficial da polícia
paranaense enviadas para São João
que foi assassinado em 6/9/1914 quando da invasão da estação
por bandidos em pleno caos da guerra civil. Por isto, em 1939 (Correio
dos Ferroviários, 07/1939), a estação
recebeu seu nome em substituição ao nome original.
Mais tarde, com a construção da variante do morro
de São João, pronta em 1950, uma nova estação
foi construída (Matos Costa-nova), ao lado da antiga,
que foi desativada.
Nas ruínas da antiga estação de São
João, em 1988, ao lado da estação atual de
Matos Costa, foi descerrada uma placa de bronze para relembrar
os 75 anos da Guerra do Contestado.
Foi mais tarde demolida. Em 2003, sobrava apenas a plataforma.
A estação de Matos Costa - tanto a nova quanto
a antiga, hoje demolida - é um dos pontos mais altos da ferrovia,
estando a quase 1200 m de altura.
(Veja também MATOS COSTA-NOVA)
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1927
AO LADO: Melhoramentos para a estação
(O Estado de S. Paulo, 17/9/1927).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1908 a 1950. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Tico Josette; Nilson Rodrigues; Museu Ferroviário de
Mattos Costa; ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios anuais,
1933-1950; Correio dos Ferroviários, 1939; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de São João, provavelmente
início dos anos 1930. Foto do acervo do museu ferroviário
de Matos Costa, cedida pela Sra. "Tico" Josette.
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A estação de São João, por volta
de 1935. Foto do acervo do museu ferroviário de Matos
Costa, cedida pela Sra. "Tico" Josette. |
Ao fundo, a estação de Matos Costa-nova, sem data.
Em primeiro plano, as ruínas da plataforma da antiga
estação de Matos Costa, originalmente São
João. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
A plataforma da estação antiga, com as casas da
viola ferroviária à direita, em 05/2004. Foto
Nilson Rodrigues |
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Atualização:
17.02.2018
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