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VXY Mogiana em MG
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Cerro Pelado
Matos Costa
General Dutra
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Itararé-Uruguai, SC - 1940

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1908-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1950)
MATOS COSTA (antiga SÃO JOÃO)
Município de Porto União, SC
linha Itararé-Uruguai - km 315,728 (1935)   SC-0484
Altitude: 1.199 m   Inauguração: 30.04.1908
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de São João foi inaugurada em 1908, no lugarejo de São João dos Pobres. A data oficial é a de 30 de abril desse ano. Uma notícia veiculada no jornal O Estado de S. Paulo de 16/5/1908 informava essa inauguração. Notícia atrasada em um mês e meio? Nessa época, era possível que sim.

Ela foi uma das estações incendiadas na época da Guerra do Contestado, em 1914.

João Teixeira de Mattos Costa
era um oficial da polícia paranaense enviadas para São João que foi assassinado em 6/9/1914 quando da invasão da estação por bandidos em pleno caos da guerra civil. Por isto, em 1939 (Correio dos Ferroviários, 07/1939), a estação recebeu seu nome em substituição ao nome original.

Mais tarde, com a construção da variante do morro de São João, pronta em 1950, uma nova estação foi construída (Matos Costa-nova), ao lado da antiga, que foi desativada.

Nas ruínas da antiga estação de São João, em 1988, ao lado da estação atual de Matos Costa, foi descerrada uma placa de bronze para relembrar os 75 anos da Guerra do Contestado.

Foi mais tarde demolida. Em 2003, sobrava apenas a plataforma.

A estação de Matos Costa - tanto a nova quanto a antiga, hoje demolida - é um dos pontos mais altos da ferrovia, estando a quase 1200 m de altura.

(Veja também MATOS COSTA-NOVA)

1927
AO LADO: Melhoramentos para a estação (O Estado de S. Paulo, 17/9/1927).

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1908 a 1950. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Tico Josette; Nilson Rodrigues; Museu Ferroviário de Mattos Costa; ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-1950; Correio dos Ferroviários, 1939; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de São João, provavelmente início dos anos 1930. Foto do acervo do museu ferroviário de Matos Costa, cedida pela Sra. "Tico" Josette.

A estação de São João, por volta de 1935. Foto do acervo do museu ferroviário de Matos Costa, cedida pela Sra. "Tico" Josette.

Ao fundo, a estação de Matos Costa-nova, sem data. Em primeiro plano, as ruínas da plataforma da antiga estação de Matos Costa, originalmente São João. Foto do acervo da ABPF-Paraná

A plataforma da estação antiga, com as casas da viola ferroviária à direita, em 05/2004. Foto Nilson Rodrigues
   
     
Atualização: 17.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.