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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1905-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PAULA
FREITAS
Município de Paula Freitas, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 497,562
(1936) |
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PR-0487 |
Altitude: 754 m |
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Inauguração: 26.02.1905 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
A ESTAÇÃO:
A estação de Paula Freitas, aberta em 1905, já
foi demolida. Sem mais detalhes.
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Estação de Paula Freitas, provavelmente anos 1950.
Acervo Antonio de Lara |
Plataforma da estação demolida, em 07/2003.
Foto Nilson Rodrigues
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Atualização:
16.08.2022
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