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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1970-1975)
RFFSA (1975-1996) |
OZORIO
DE ALMEIDA
Município de Balsa Nova, PR |
Tronco Sul - km 180,150 (2000) |
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PR-0237 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.08.1970 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1970? |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1969 foi finalmente aberta a linha que unia a estação
de Uvaranas, em Ponta Grossa do lado leste da cidade, a Engenheiro
Bley, ponto de bifurcação para Curitiba e para Rio Negro
e o Sul. Esta linha, juntada à que seis anos depois viria ligar
Itapeva a Pinhalzinho e a Uvaranas e mais os trechos do Sul do País
comporiam o Tronco Principal Sul, completado em toda a sua extensão
em 1975. No trecho Eng. Bley-Ponta Grossa, ainda circularam trens
de passageiros até 1/6/1979. A antiga linha unindo Curitiba
a Ponta Grossa, de 1891, foi removida juntamente com diversas estações
antigas. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Ozorio de Almeida
foi inaugurada em 1970.
O nome homenageava o engenheiro, mineiro
de Pouso Alegre, presidente da Central do Brasil entre 1902 e 1906. Trens de passageiros ainda circularam por esse trecho até
fins da década de 1970.
O pátio tinha apenas uma linha
de desvio em 2000. A estação estava
abandonada e depredada em 2009.
Passei por lá
com o trem especial Curitiba-Ponta Grossa, em 21/11/2009,
trem com nove carros e uma locomotiva da da ALL GT-22 que levava torcedores do Coritiba F. C. para uma homenagem ao clube na segunda
cidade. Foi o primeiro trem de passageiros no trecho depois de trinta
anos.
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1889
AO
LADO: Quem era Ozorio de Almeida em 1889, quando entrou para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro (A Provincia de S. Paulo, 7/4/1889). |
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2000
AO
LADO: Esquema do pátio em 2000 - CLIQUE PARA VER TODA
O ESQUEMA (ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000) |
ACIMA: O comboio da ALL passa pelo pátio
da estação de Ozório de Almeida em 2007 (Fotos Daniel K. Trevisan, em 19
de agosto de 2007).
ACIMA: Comboio
passa pela ponte dos Arcos em 2007, muito próxima à estação
e construída nos anos 1960 (Fotos Daniel K. Trevisan, em 19
de agosto de 2007).
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2000
AO
LADO: Esquema do pátio em 2000 - CLIQUE PARA VER TODO
O TRECHO (ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000) |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009;
Daniel K. Trevisan, 2003-4; ALL: Circular de Instruções
Especiais, 2000) |
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A estação em 08/07/2004. Foto Daniel K. Trevisan |
A estação, ao fundo, em 19/08/2007. Foto Daniel
K. Trevisan |
A estação depredada em 21/11/2009. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
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Atualização:
29.02.2020
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