|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1970-1975)
RFFSA (1975-1996) |
WALTER
SCOTT VELOSO
Município de Balsa Nova, PR |
Tronco Sul - km 185,960 (2000) |
|
PR-2451 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.08.1970 |
Uso atual: abandonada (2009) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1970 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1969 foi finalmente aberta a linha que unia a estação
de Uvaranas, em Ponta Grossa do lado leste da cidade, a Engenheiro
Bley, ponto de bifurcação para Curitiba e para Rio Negro
e o Sul. Esta linha, juntada à que seis anos depois viria ligar
Itapeva a Pinhalzinho e a Uvaranas e mais os trechos do Sul do País
comporiam o Tronco Principal Sul, completado em toda a sua extensão
em 1975. No trecho Eng. Bley-Ponta Grossa, ainda circularam trens
de passageiros até 1/6/1979. A antiga linha unindo Curitiba
a Ponta Grossa, de 1891, foi removida juntamente com diversas estações
antigas. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Walter Scott Veloso foi inaugurada
em 1970 no Tronco Principal Sul, cujo trecho Uvaranas-Rio
Negro foi aberto nessa época.
Trens de passageiros ainda circularam por esse trecho até fins
da década de 1970.
O pátio tinha duas linhas de desvio além da principal
em 2009. Passei por lá com o trem especial
Curitiba-Ponta Grossa, em 21/11/2009, trem com nove carros e uma
locomotiva da ALL GT-22 que levava torcedores do Coritiba F. C. para
uma homenagem ao clube na segunda cidade. Foi o primeiro trem de passageiros
no trecho depois de trinta anos. A estação estava abandonada.
ACIMA: Pátio de Walter Scott Veloso,
com alguns vagões estacionados no 2o desvio, em 21/11/2009
(Foto Ralph M. Giesbrecht).
|
AO LADO:
Esquema do pátio em 2000 - CLIQUE PARA VER TODO
O TRECHO (ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000)
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009;
Ricardo Melo Araújo; ALL: Circular de Instruções
Especiais, 2000) |
|
|
|
A estação em 21/11/2009. Foto Ricardo Melo Araújo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.02.2017
|
|