|
|
E. F. Sorocabana
(1942-1953) |
QUILÔMETRO
367
Município de Avaré, SP |
Linha-tronco original - km 367,300 (1942) |
|
SP-3881 |
Altitude: |
|
Inauguração: 1942 |
Uso atual: provavelmente demolido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: O posto do Quilômetro 367
foi aberto em 1943. "A construção de desvio
para cruzamento de trens no Posto km 367,300 do tronco, em que se
dispendeu a soma de Cr$ 32.571,40 e que já está facilitando
grandemente o movimento dos trens entre as estações
de Avaré e Ezequiel Ramos" (Relatório
da E. F. Sorocabana de 1942).
Com a erradicação
da linha em 1953 por causa da abertura da variante Botucatu-Avaré nesse mesmo ano, o posto perdeu sua finalidade. Não se tem
notícia hoje se ainda resta alguma coisa do antigo pátio
no local.
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como o posto do Quilômetro
367 e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha
nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é
a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.08.2018
|
|