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VXY Mogiana em MG
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(1964-1979)
Evangelina
Ribeirão Preto-nova
Alto
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(1979-2001)
Evangelina
Ribeirão Preto-nova
Jardinópolis-nova
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1965-1971)
FEPASA (1971-1998)
RIBEIRÃO PRETO-NOVA
Município de Ribeirão Preto, SP
variante Bento Quirino-Entroncamento - km 296,905 (1986)   SP-2264
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1965
Uso atual: desativada pela VLI/FCA, sem uso e abandonada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1965
 
 
HISTORICO DA LINHA: Com obras que duraram quase dez anos, a Mogiana entregou em 1964 esta variante que substituía a linha-tronco original no trecho entre as estações de Bento Quirino e Alto, esta um pouco antes da estação de Entroncamento, então a última do tronco original. Com a retirada posterior dos trilhos, sete estações foram fechadas, uma (a de Ribeirão Preto original) foi desativada três anos depois e outra (Barracão) passou a servir o ramal de Sertãozinho. Por sua vez, cinco estações novas foram criadas na variante, que opera até hoje e transportou trens de passageiros até agosto de 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ribeirão Preto-nova foi inaugurada em um ponto fora da cidade em 1965, mas está hoje dentro dela, que a envolveu. O projeto da estação foi de Osvaldo Arthur Bratke, que também projetou a estação nova de Uberlândia, entregue pouco mais tarde. O projeto, no entanto, era mais amplo; a Mogiana somente construiu a primeira etapa. A obra da estação começou em 15/12/1961, segundo nota do jornal Folha de S. Paulo de 16/12/1961. A estação foi entregue com atraso em relação à variante Bento Quirino-Entroncamento, aberta em dezembro de 1961 para cargueiros e em 01/06/1964 para trens de passageiros: como não estava pronta ainda, o trem seguia por uma linha improvisada (alça) até a estação velha, seguindo dali pela linha antiga.

Pouco mais de um ano depois, em 01/06/1965, os trens de passageiros passaram a parar na nova estação, e a antiga foi definitivamente desativada.

As linhas que se entroncavam na estação antiga de Ribeirão (a São Paulo-Minas e o ramal de Guatapará, antigo ramal de Jataí) passaram a sair, o primeiro de Evangelina, uma estação construída para isto, na linha nova, e o segundo, de Barracão.

Por sua vez, a estação nova de Ribeirão Preto passou a ser o
ponto de saída do ramal de Sertãozinho, que antes saía da estação de Barracão.

Recebeu passageiros até 11 de agosto de 1997, quando estes trens foram suprimidos.

"No início de 1968, eu e meus pais fomos de trem para São Paulo, e morávamos perto da estação
de Ribeirão-velha; ela tinha acabado de ser demolida, e no fim do pátio havia uma casinha que sobrou: ali ficou sendo o local de embarque. Uma composição com uma diesel e dois ou três carros levaram a gente pela alça de ligação até Ribeirão-nova: aí embarcamos numa litorina que seguria para a Capital logo depois" (Dirceu Baldo, 08/2002).

Em 2022, a estação ainda estava sendo utilizada como escritórios da VLI (ex-FCA) e depósito de locomotivas. No entanto, Em meados de 2023, a estação foi desativada pela VLI.

(VEJA TAMBÉM RIBEIRÃO PRETO-VELHA)


Em 1960, o arquiteto Osvaldo Bratke foi escolhido pela Cia. Mogiana para construir as estações de Ribeirão Preto e de Uberlândias novas, além de promover a reforma de outras estações. Considerando a tradição de que as estações ferroviárias eram polos de surgimento de aglomerados de comércio e de serviços próximas a ela, Bratke reconhecia a situação urbanística privilegiada das estações ferroviárias, que valorizavam terrenos próximos. Como este era um processo demorado, ele sugeriu então que seria mais conveniente prever este comércio dentro das próprias instalações ferroviárias, à maneira de um shopping-center dos anos 1960, administrados por terceiros, servindo isto como uma alternativa de retorno do investimento na construção da estação. Numa segunda fase após a construção e entrega da estação em si, as construções teriam uma segunda e terceira fase, nunca implantadas, de apoio ao passageiro e de instalação de comércio e serviços voltados ao novo bairro que se formaria. Por isso a forma pela qual foi construída a estação. Desnecessário também é dizer que as duas fases finais jamais foram feitas, provavelmente por que já era uma época de decadência do serviço ferroviário, de passageiros, principalmente VEJA PLANTA BÁSICA DAS ESTAÇÕES DE RIBEIRÃO PRETO E DE UBERLÂNDIA (NOVAS)
AO LADO: extraído de Estudo sobre Osvaldo Bratke, sem data.

ACIMA: Moça posa ao lado do trem Bandeirante (Campinas-Brasilia) em Ribeirão Preto-nova, em
1986. Era a irmã do fotógrafo, que estava, na verdade, aguardando o PM que vinha de Campinas para levá-la a Orlandia (Foto Weder Teixeira).

1990
AO LADO:
Na plataforma da estação de Ribeirão Preto-nova, o trem Bandeirante, seguindo de Campinas para Brasília, em agosto de 1990 (Foto Luiz Moraes).

2009
AO LADO:
O enorme pátio de Ribeirão Preto-nova. A estação está junto à grande árvore (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR) (Foto Hermes Y. Hinuy, 7/4/2009).

ACIMA: A estação de Ribeirão Preto-nova ainda sendo usada pela ferrovia em 2022 (Foto Cleberson Guedes em 16/6/2022).

ACIMA: A estação de Ribeirão Preto-nova em agosto de 2023, já fechada e sem uso. Reparar nos vidros quebrados, provavelmente vandalismo (Foto Silvio Rizzo em 9/8/2023).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999; Cleberson Guedes, 2022; Silvio Rizzo, 2016 e 2023; Rafael Correia, 1993; José David de Castro, 2000; Marlus Cintra, 2003; Dirceu Baldo; Rodrigo Flores, 2023; Luiz Moraes; Hermes Y. Hinuy, 2009; Estudo sobre Osvaldo Bratke, sem data; Folha de S. Paulo, 1961; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1940-69; Relatório de Instalações Fixas, Fepasa, 1986; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1985. Foto de livro sobre a cidade

Trem de passageiros da Fepasa na plataforma de Ribeirão-nova, em 1993. Foto Rafael Correia

A estação em 29/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma da estação, com uma U-20C, em 2000. Foto José David de Castro

A estação em 23/08/2003. Foto Marlus Cintra

A estação em 12/3/2016. Foto Silvio Rizzo

A estação em 30/12/2018. Foto Rodrigo Flores
   
     
Atualização: 04.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.