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Estações da
linha
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Ibituruna
Aureliano Mourão
Bom Sucesso
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Saída para o ramal Aureliano-Lavras (até c. 1966):
Macaia
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Saída para a linha de Divinópolis (a pat. de c. 1966):
Posto PBA
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas
(1887-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979) |
AURELIANO
MOURÃO
Município de Bom Sucesso, MG |
Linha do Paraopeba - km 202,100
(1960) |
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MG-2770 |
Altitude: 786 m |
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Inauguração: 31.10.1887 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando
com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso.
Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano
Mourão em 1887, onded havia uma bifurcação, com uma linha chegando
a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente
Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais.
A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aureliano Mourão foi inaugurada em 1887. Aqui era
o entroncamento das linhas que seguiam para Divinópolis
e para Lavras. O seu nome homenageava o Dr. Aureliano Marins
de Carvalho Mourão, primeiro presidente da EFOM. Nos anos
1930, o lugarejo vivia em torno da estação.
Tudo dependia de Bom Sucesso, ali perto. O prédio não
tinha nem luz, apesar do enorme movimento de trens.
O prédio original da estação foi substituído
pelo atual em 1940. O novo prédio, em forma de triângulo,
facilitava as baldeações. Os trens que chegavam de São
João del Rey entravam pela direita do prédio e dali
seguiam para Divinópolis. Os que vinham desta cidade
seguiam para Lavras, e os que vinham de Lavras seguiam
para São João del Rey. O horário era fixado
para que chegassem na mesma hora. Quando tudo dava certo, o movimento
na estação era impressionante (Fonte: "Certa
Ocasião...", Tarcísio José de Souza,
2001).
Em 1965, a linha de bitola estreita entre Lavras e Divinópolis,
passando a três quilômetros de Aureliano Mourão,
na nova estação chamada de Posto PBA, foi ampliada
para métrica, fazendo a ligação Lavras-Divinópolis-Belo
Horizonte, mantendo-se esta em atividade até hoje para
trens cargueiros, e operada pela FCA. Porém, até Aureliano
Mourão chegava apenas a velha linha de bitola mista, métrica
e estreita, vinda de Antonio Carlos. A baldeação era feita mesmo no PBA.
A situação, de acordo com os Guias Levi, foi a seguinte em Aureliano Mourão: até 1965, Aureliano era bifurcação de três linhas de bitola 0,75 m (linhas para Antonio Carlos, para Ribeirão Vermelho e para Divinópolis); até 1979, apenas a linha para Antonio Carlos chegava a Aureliano Mourão. Após junho de 1979, não há registros, o que mostrava que os trens de bitola de 0,75 m que vinham de Antonio Carlos seguiam até o posto PBA, onde passava a linha de bitola métrica que, agora, era a Lavras-Divinópolis.
"Morei em São João del Rey entre 1975 e 1979. Tive a oportunidade de em 1975 fazer a viagem entre SJDR e Aureliano Mourão de trem. Aquela foi umas das últimas viagens entre aquelas estações, pouco tempo depois lembro da linha ser extinta, ainda nos anos 1970. Lembro-me que quando me mudei de SJDR em 1979, a linha para Aureliano Mourão já não existia" (Wagner Redua, 31/5/2018).
É de se ressaltar que falhas nos Guias Levi, principalmente nos anos 1970, não eram raras, infelizmente.
O tráfego na linha de bitola estreita cessou em junho de 1983, mas para Aureliano não iam mais trens desde o final dos anos 1970.
A linha toda (Antonio Carlos-Aureliano Mourão, com a exceção do trecho São João del Rey-Tiradentes) foi erradicada em dezembro de 1984, deixando a estação
sem trilhos.
A estação continuava de pé e a vila era habitada,
lá virou um ponto de encontro de pescadores e era bem movimentado nos
finais de semana, segundo Bruno N. Campos, em 28/11/2003.
"O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma ação
contra o município de Bom Sucesso para que as Estações Ferroviárias
de Bom Sucesso e de Aureliano Mourão fossem restauradas. Após a tramitação
da ação (que foi julgada procedente) o municipio de Bom Sucesso cumpriu
parte da sentença e já restaurou completamente a estação,
seguindo projeto do IPHAN e, embora permaneça fechada,
é utilizada às vezes para eventos culturais. Infelizmente o município
de Bom Sucesso ainda não cumpriu a sentença judicial em relação à
estação de Aureliano Mourão, que permanece abandonada" (Marco
Tulio Faria Nunes, 10/3/2018).
ABAIXO: Na ainda antiga estação de Aureliano
Mourão, a imagem desenhada na Igreja dos Matosinhos, em São
João del Rey. Data desconhecida. Para ler bem a mensagem, CLIQUE SOBRE A IMAGEM.
ACIMA: Em março de 1979, as
duas linhas que já existiam em Aureliano Mourão: a métrica
(à esquerda) e a "bitolinha" de 76 cm, com a locomotiva
a vapor. Ao fundo, a estação (Foto Herbert Graf).
ACIMA: Manobra em Aureliano Mourão,
provavelmente início dos anos 1980 (Foto R. Gumbert).
ACIMA: A estação
em 2015 (Foto Elton Fernandes).
(Fontes: Marco Tulio Faria Nunes; Bruno N. Campos;
Herbert Graf; Elton Fernandes; Paul Waters: Samuel__; Tarcisio José
de Souza: Certa Ocasião, 2001; West of Minas Narrow Gauge,
2001; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho
Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Estação de Aureliano Mourão em 1912: era
o prédio antigo. Foto extraída do livro West
of Minas Narrow Gauge, de Paul Waters, 2001 |
A estação em 1925. Autor desconhecido |
Estação de Aureliano Mourão em 1982: é
o prédio triangular de 1940. Foto extraída do
livro West of Minas Narrow Gauge, de Paul Waters, 2001 |
A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos |
Caixa d'água da estação em 2004. Foto Bruno
Nascimento Campos |
A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos |
A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos |
A estação em 2010. Foto Samuel |
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Atualização:
13.10.2019
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