|
|
E. F. Oeste de Minas
(1887-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOM
SUCESSO
Município de Bom Sucesso, MG (1887-) |
Linha do Paraopeba - km 215,375
(1960) |
|
MG-0083 |
Altitude: 824 m |
|
Inauguração: 31.10.1887 |
Uso atual: sede de eventuais eventos culturais
(2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando
com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso.
Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano
Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando
a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente
Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais.
A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. O trecho Lavras-Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1965, cessou suas atividades cp, passageiros nos anos 1980 e com cargas nos anos 2010. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Sucesso foi inaugurada em 1887 na linha da
Barra do Paraopeba, de bitola de 0,76 m.
Em 1966, passou a ser ser parte da linha da bitola métrica
que ligava Lavras a Divinópolis, na prática,
uma retificação da mesma linha original de bitola 0,76
m.
"A ‘linha nova’ não aproveitou nem 1% do traçado da ‘bitolinha’. Algumas poucas coincidências se deram no caso que possibilitou aproveitar algumas estações (como Bom Sucesso, Carmo da Mata e a estação rural de Aquiles Lobo (em Divinópolis, onde a linha antiga logo guinava para um lado, em curvas mais fechadas}" (Carlos Alberto Pinto em 24/5/2019).
"Esta estação foi da bitolinha da EFOM, porem hoje já tem
a linha em bitola métrica, ainda ativa e operada pela FCA, que leva
matérias primas para a fábrica de cimento da Camargo Correa, em Ijaci.
Desta estação à fábrica o leito é o primitivo da EFOM, porem com uma
travessia do Rio Grande em Macaia, numa linda ponte metálica, com
pilares de concreto (não é obra da EFOM, que nunca atravessou o rio
neste ponto e talvez nem da RMV. Está mais para VFCO ou mesmo para
a RFFSA, no seu inicio - não vi quaisquer inscrições na ponte). Note
que o atual grade da linha deixou a plataforma da estação desnivelada.
Está semi abandonada" (Gutierrez L. Coelho, 02/2004).
"O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma ação
contra o município de Bom Sucesso para que as Estações Ferroviárias
de Bom Sucesso e de Aureliano Mourão fossem restauradas. Após a tramitação
da ação (que foi julgada procedente) o municipio de Bom Sucesso cumpriu
parte da sentença e já restaurou completamente a estação de Bom Sucesso,
restaurada seguindo projeto do IPHAN, e embora permaneça fechada,
é utilizada às vezes para eventos culturais. Infelizmente o município
de Bom Sucesso ainda não cumpriu a sentença judicial em relação à
estação de Aureliano Mourão, que permanece abandonada" (Marco
Tulio Faria Nunes, 10/3/2018). A estação de Bom Sucesso já estava restaurada em 2016 - ver foto ao pé da página.
A linha Lavras a Divinópolis estava sem tráfego em 2019 e isto já havia alguns anos. Sendo assim, fez com fossem fechados outros trechos (o de Três Corações/Varginha) e diminuísse o volume de cargas em muitas outras linhas e rotas (cf. Carlos Alberto Pinto em 24/5/2019).
ACIMA: Mapa do município de Bomsucesso
como era em 1922. Notar as linhas da EFOM, com a bifurcação
em Aureliano Mourão, ao sul, quase na divisa - CLIQUE SOBRE
A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR) (Comissão Mineira do Centenário,
1922).
(Fontes: Marco Tulio Faria Nunes; Samuel Marcos;
Carlos Miguez; Gutierrez L. Coelho; Mucio Jansen Vaz: Comissão
Mineira do Centenário, 1922; Estrada de Ferro Oeste
de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em 1922. Foto do livro "Estrada de
Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de
Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
Estação de Bonsucesso, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
Estação de Bonsucesso, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 11/2005. Foto Carlos Miguez |
A estação em 6/10/2009. Foto Samuel Marcos |
A estação em 13/3/2016. Foto Francisco Marietan |
|
|
|
|
Atualização:
20.11.2022
|
|