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E. F. Oeste de Minas
(1923-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1966) |
BARBACENA-EFOM
Município de Barbacena, MG |
Linha do Paraopeba - km |
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MG-2769 |
Altitude: - |
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Inauguração: 17.03.1923 |
Uso atual: demolido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando
com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso.
Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano
Mourão em 1887, onded havia uma bifurcação, com uma linha chegando
a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente
Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais.
A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: Em 19
de novembro de 1910, autorizado pelo Mal. Hermes da Fonseca,
e, sendo Ministro da Viação o Dr. Francisco Sá, foi assentada
a primeira estaca da construção do Ramal da Estrada de Ferro Oeste
de Minas em bitola de 0,76m, entre a localidade de Ponte Nova
(atual Campolide) e Barbacena.
Os trabalhos inaugurais do ramal tiveram início em 5/9/1912.
Apenas em 17/3/1923 Barbacena passa a ser também um dos pontos
iniciais da EFOM, com seus 723 km de extensão. Chega nesse dia a esta
cidade o primeiro comboio, conduzindo os diretores daquela estrada
de ferro. Compareceram a esta inauguração o Dr. Francisco Sá,
o Dr. Fernando de Melo Viana, dentre outras autoridades da
época. Também houve algum tipo de comemoração
em 28 de junho do mesmo ano (ver caixa abaixo).
A EFOM possuía em Barbacena uma estação provisória. Este prédio
funcionou somente até 1931. Neste ano, os trens da EFOM passaram
a sair do mesmo prédio da EFCB, numa extensão da plataforma
da estação da Central do Brasil, adaptada para a saída
da bitola de 76 cm da E. F. Oeste de Minas.
Em 1966, parte da estação ferroviária de Barbacena o último
comboio da EFOM com destino a São João del Rei, com a desativação
da linha Barbacena-Campolide, obedecendo a um Plano de Erradicação
de Ramais Deficitários, justificando ainda, que, Barbacena
já estava ligada a São João Del Rei por via rodoviária com
um trecho menor (56 km), contra 96 km por via férrea.
Os trens da EFOM então voltaram a sair somente de Antonio
Carlos, como o era até 1931, e somente em 1984 foram erradicados.
(Veja também BARBACENA-CENTRAL)
1923
AO LADO: Abertura do ramal Barbacena - Campolide (O Estado
de S. Paulo, 30/6/1923).
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(Fontes: Cláudio Luiz Nascimento Bomfim;
Ricardo Fortes; Carl Heinz Hahmann; O Estado de S. Paulo, 1923) |
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Plataforma da estação de Barbacena, da EFOM, em
1948, já operada pela RMV. Foto Carl Heinz Hahmann |
Plataforma da estação de Barbacena, da EFOM, em
1986, já desativada. Foto Carl Heinz Hahmann |
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Atualização:
15.02.2018
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