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E. F. Oeste de Minas
(1923-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1984) |
CAMPOLIDE
Município de Antonio Carlos, MG |
Linha do Paraopeba - km 12,185 (1960) |
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MG-1185 |
Altitude: 1.004 m |
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Inauguração: 31.05.1923 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Campolide foi aberta em 1923, quando da inauguração
do ramal que ligava a linha com a estação de Barbacena,
da E. F. Central do Brasil. O local se chamava
Em 8 de maio de
1909, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava que "estão
bem adeantadas as obras do grande edifício em que vae
funccionar a fabrica 'Fiação e Tecelagem Barbacenense',
no suburbio Villa Campolide, cidade de Barbacena".
Isso, quinze anos antes da chegada do ramal direto da cidade
de Barbacena. É possível que, com esta fábrica,
tenha sido aberta alguma parada no local, prévia à
instalação da estação em 1923. |
originalmente Ponte Nova,
mas a estação já foi aberta com o nome
atual. Era em Campolide que se juntavam as duas linhas
da EFOM, a que vinha de Barbacena e a que vinha de
Sítio, depois Antonio Carlos. O tráfego
de trens cessou em junho
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ACIMA: (esquerda) Uma das bocas do túnel
entre Campolide e Barbacena. Construído em 1921, conforme dístico
sobre ele, foi desativado em 1966. (direita) Ponte sob rua em Campolide,
datada de 1924 (Fotos Giovanni Carvalho, em 4/2010). ABAIXO: Carros
da bitolinha na estação de Campolide, em 1979 (Foto
Herbert Graf).
de
1983, e a linha foi erradicada dezoito meses depois. A estação
está abandonada, mas ainda não tão mal. Desde
1991 a estação pertence ao distrito de Campolide,
município de Antonio Carlos. Em 2015, foi anunciado
que a Prefeitura de Antonio Carlos e o Laticinios Cinco Estrelas
devem iniciar um restauro da estação.
ACIMA:
Campolide, provavelmente anos 1970 (Autor desconhecido).
(Fontes: Cristiana Santos; Bruno N. Campos;
Jorge A. Vicente; Giovanni Carvalho; Hugo Caramuru; Alberto del Bianco;
Jonas Augusto; Virna Buzelin; J. H. Buzelin; A.S.P.E.F.- Associação
Sanjoanense de Preservação e Estudos Ferroviários; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Ferroviária, agosto
de 2000, p. 32; O Estado de São Paulo: Há Um Século,
2009) |
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A estação, c. 1980. Foto acervo Hugo Caramuru,
cedida por Bruno Campos |
A estação com o trem em 1981. Foto do acervo da
A.S.P.E.F. - cedida por Jonas Augusto |
A estação de Campolide em 1981. Foto Alberto del
Bianco |
A estação em 2000. Foto Virna Buzelin |
A estação em 09/2003. Foto Bruno Nascimento Campos |
A estação em 4/2010. Foto Giovanni Carvalho |
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Atualização:
24.09.2015
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