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E. F. Oeste de Minas
(1894-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1960) |
BARRA
DO PARAOPEBA
Município de Morada Nova de Minas,
MG |
Linha do Paraopeba - km 601,800 (1960) |
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MG-0121 |
Altitude: 505 m |
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Inauguração: 01.02.1894 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Paraopeba foi inaugurada em 1894 e era o ponto
terminal da linha de bitola estreita da E. F. Oeste de Minas.
Dali saíam
os barcos para a navegação do rio São
Francisco. A linha deveria cruzá-lo, mas nunca
o fez. Como o nome diz, ficava junto à foz do rio Paraopeba no São Francisco.
Por algum tempo a estação
chamou-se somente Paraopeba, como mostrado na foto
ao pé da página, de data desconhecida.
Em 1960, os trens de passageiros
cessaram suas viagens até essa estação e a terminal passou a ser
duas estações antes, a de Pompeu. O trecho foi
desativado na mesma data. A construção da represa de
Três Marias, no rio São Francisco, terminada no início
de 1961, muito possivelmente inundou a área da linha do Paraopeba e suas estações finais, além da de Clarindo.
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1912
AO LADO: Em 1912, pensava-se em prolongar
a linha da EFOM além da estação da Barra
do Paraopeba, porque descobriu-se
ser inviável a navegação do rio São
Francisco naquele local (O Estado de S. Paulo, 7/10/1912).
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ACIMA: No município de Morada Nova de Minas
(cuja sede está no canto esquerdo superior neste mapa parcial
do município), a mais de 30 km a sudeste, a estação
de Barra do Paraopeba aparece no final da linha da "bitolinha"
da EFOM, depois RMV, neste mapa de 1960, às vésperas
de seu fechamento, com acesso rodoviário pela sede do distrito
de Frei Orlando (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. IX, 1960, p. 71).
(Fontes: Bruno N. Campos; Mucio Jansen Vaz: Estrada
de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; O Estado de S. Paulo, 1912; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. IX, 1960, p. 71;
Revista Ferroviária, agosto de 2000, p. 32) |
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A estação, ainda com o nome de Paraopeba, em 1922.
Foto do livro Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho
Historico-Descriptivo de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida
por Bruno N. Campos |
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Atualização:
19.11.2022
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