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E.
F. Oeste de Minas (1894-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1960) |
BRASÍOLA Município
de Morada Nova de Minas, MG |
Linha do
Paraopeba - km 595,000 (1960) |
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MG-4276 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.02.1894 |
Uso atual: n/d |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880,
ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos)
e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881),
atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com
uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o
norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam
diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo
sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio
Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que
e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis,
ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
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A ESTAÇÃO: A estação de Brasíola foi inaugurada em
1894.
Em 1960, os trens de passageiros
cessaram suas viagens até essa estação e a terminal
da linha passou a estação de Pompeu. O trecho
foi desativado na mesma data.
A construção da represa de Três Marias, no rio
São Francisco, terminada no início de 1961, muito possivelmente
inundou a área da linha do Paraopeba e suas estações
finais, além da de Brasiola.
ACIMA: No município de Morada Nova de Minas
(cuja sede está no canto esquerdo superior neste mapa parcial
do município), a 35 km a sudeste, a estação de
Brasíola aparece à margem esquerda do rio São
Francisco, no canto direito inferior neste mapa de 1960, às vésperas de seu fechamento
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol.
IX, 1960, p. 71).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; IBGE:, Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. IX, 1960, p. 71; Revista Ferroviária, agosto
de 2000, p. 32) |
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Atualização:
21.11.2022
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