A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
Tiradentes
Casa de Pedra
Chagas Dória
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Oeste de Minas (1881-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1984)
CASA DE PEDRA
Município de São João del Rey, MG
Linha do Paraopeba - km 88,571 (1960)   MG-0092
  Inauguração: 28.08.1881
Uso atual:   com trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A parada da Casa da Pedra foi inaugurada em 1881. A Casa de Pedra é uma gruta e próximo a ela há uma pedreira ou mineração que tomou para si o nome. O transporte dos materiais ali extraídos era realizado pelo trem; lá também havia uma parada para carregar o trem de carga e para deixar ali os trabalhadores do local. Hoje somente há restos da plataforma e do lugar onde se carregava o trem de carga. Vai também uma foto de 1978 com uma composição de passageiros passando pelo local. Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola estreita da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João del Rey e Tiradentes, passando pela Casa da Pedra, foi mantido: até hoje, rodam as composições a vapor entre as duas estações, com fins turísticos. O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). (Fonte: Bruno Nascimento Campos)
     

Da parada da Casa da Pedra somente sobrou a plataforma (à esquerda) e a própria Casa da Pedra (acima). Fotos Bruno N. Campos
 
     
Atualização: 11.07.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.