|
|
E. F. Oeste de Minas
(1908-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
Ferrovia Centro-Atlântica (1996-) |
CHAGAS
DÓRIA
(antiga MATOSINHOS)
Município de São João
del Rey, MG |
Linha do Paraopeba - km 96,432 (1960) |
|
MG-0091 |
Altitude: 856 m |
|
Inauguração: 25.05.1908 |
Uso atual: vestiário da FCA (2009) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
|
A ESTAÇÃO: A parada Matosinhos
foi inaugurada em 25/05/1908. Ou dia 24, de acordo com uma notícia
do dia 25 de maio de 1908 publicada no jornal O Estado de S. Paulo.
A linha primitiva entre São João del-Rei e Tiradentes
passava pela rua Amaral Gurgel, que ainda mantém o traçado
da ferrovia.
Há fontes que dizem que ela não tinha cobertura
para movimentação de passageiros e cargas na época, mas, como
o prédio ainda existe, a informação não
parece correta.
Afinal, havia um prédio funcionando como parada.
"Este prédio, recentemente demolido, podia até ter relação
com a ferrovia, mas acabei descobrindo que a primitiva estação Chagas
Dória era de frente para a atual, existindo ainda um pedaço da sua
plataforma. Esta estação foi ponta do Ramal de Matosinhos, que possuía
cerca de 200 metros, até 1910 quando foi inaugurado o ramal das Águas
Santas. Em 1911 a estação passou a estar na linha de centro devido
à retificação do trecho primitivo entre São João del-Rei e Sítio"
(Bruno Nascimento Campos, 2007).
No mesmo ano, em agosto, a
Câmara Municipal de São João solicitou ao então diretor da
EFOM, o engenheiro Francisco Manoel Chagas Dória, a construção
de um ramal que partisse de Matosinhos até o balneário de Águas
Santas. Quando inaugurado o ramal, em 21.03.1910, a parada já
havia sido desativada pouco antes, pois, para a construção do ramal, retificou-se a linha.
Com isso, a parada, que já tinha o nome de Chagas Dória desde 2/6/1908, ficou fora da linha.
Um novo prédio com o mesmo
nome da parada original foi construído na linha nova, porque
houve um grande aumento de demanda que acabou por culminar na construção
de um prédio maior para a estação, inaugurado em 15.04.1911,
e, por causa disto, há fontes que citam a data de inauguração
da estação como sendo esta.
Este ramal, que partia da
estação de Chagas Dória, funcionou até
1966, também em bitola de 0,76m, e era um verdadeiro trem de
subúrbio para a cidade de Tiradentes, embora a composição
partisse de São João del Rey.
Em 1984, com a
erradicação de todo o trecho de bitola estreita da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João
del Rey e Tiradentes, passando por Chagas Dória,
foi mantido: até hoje, rodam as composições a
vapor entre as duas estações, com fins turísticos.
O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A estação sofreu várias intervenções, foi bastante descaracterizada
e depois de ser abandonada por muito tempo, em 2004 estava em processo
de reforma, terminada em 2005. A estação em 2009 servia
de vestiário para os funcionários da FCA. Em 2014 ainda
estava bem conservada.
(Veja também A POLÊMICA EM TORNO DA DATA DE INAUGURAÇÃO
DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CHAGAS DÓRIA)
ACIMA: As coberturas das plataformas em 2014. (Foto
Jonas Rodrigues).
(Fontes: Carlos Migues; Jonas Rodrigues; Bruno
Nascimento Campos; João Pires Barbosa Filho; Tarcísio
José de Souza; Impressões do Brazil no século
20, 1913; José Claudio Henriques: Bairro de Matosinhos-Berço da Cidade
de São João del-Rei; O Estado de S. Paulo: seção "Há
cem anos", 25/5/2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
|
|
|
A estação em 1912. Foto do livro Impressões
do Brazil no século 20 |
A estação nos anos 1960. Foto cedida por Bruno
N. Campos |
A estação em 12/10/1982. Autor desconhecido |
A estação de Chagas Doria em 2003. Foto Tarcísio
José de Souza |
A primitiva estação de Matosinhos, que somente
durou de 1908 a 1910, ainda existe... |
...e a rua é a Amaral Gurgel, antigo leito da ferrovia.
A plataforma de embarque era aqui... |
...e nesta foto pode-se ver uma visão mais ampla da rua
e da antiga estação. Fotos Bruno Nascimento Campos |
A estação em 2003. Foto Bruno N. Campos |
A estação em 2009. Foto Carlos Miguez |
A estação, com as coberturas das plataformas ao
fundo, em 2014. Foto Jonas Rodrigues
|
A estação em 13/3/2020, repintada de rosa. Autor desconhecido/FB
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.03.2020
|
|