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E. F. Oeste de Minas
(1891-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965) |
CERCADO
Município de Nova Serrana, MG |
Linha do Paraopeba - km 408,780 (1960) |
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MG-4275 |
Altitude: 616 m |
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Inauguração: 01.07.1891 |
Uso atual: alojamento (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cercado foi inaugurada em 1891. De uma trilha aberta após
1737, de São João Del Rei a Paracatu, abriu-se uma variante
rumo norte com destino a Pitangui; seu traçado, cruzando toda
extensão norte-sul do atual município de Nova Serrana, possibilitou
a fundação de várias outras fazendas . Surgiram então, diversas fazendas,
entre as quais a fazenda Duas Barras, hoje Estação do Cercado,
pertencente aos herdeiros de Miguel de Faria Morato e, no centro
do atual município de Nova Serrana, a fazenda Barra Grande
do Cercado, do português Custódio Martins Vieira. A partir
de 1755 essa fazenda iniciou timidamente a prestação de serviços aos
viandantes do caminho. A sede da fazenda continuou com seu nome original
até meados de 1850, quando, já dividida por herança, sua sede tornou-se
"fazenda do Cercado". Um dos genros de Custódio teve a iniciativa
de criar uma hospedaria, um comércio e uma pequena sapataria situados
à beira do caminho. A partir de 1860, o lugarejo composto de várias
casas construídas ao longo da estrada, ganhou o nome de Cercado.
Esse nome, preservado até 1953, aludia ao natural cercado derivado
das confluências dos ribeirões da Fartura e do Pavão. Em 1869, o arraial
ganhou a distinção de distrito de Pitangui. O arraial, sede do distrito
do Cercado de Pitangui desde 1869, teve maior desenvoltura
após a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas, nos anos 1890.
A proximidade com a estrada que conduzia para outros mercados os produtos
da fazenda do Cercado (na verdade, a estação ficava
a cerca de 14 km a leste da sede do município, nas margens
do rio Pará - nota do autor do site) estimularam e aumentaram
a produção dos fazendeiros. Um enorme contingente de imigrantes fixou
residência na região. Eram indivíduos oriundos das mais variadas localidades,
convocados para prestarem serviços na estrada de ferro ou na fazenda
do Cercado.
No final de 1953, o distrito torna-se município com o nome de Nova
Serrana, numa reverência à antiga Pitangui, cognominada
Velha Serrana. Apesar disso, o nome da estação
não foi alterado, permanecendo com o nome original até
seu fechamento doze anos depois. Maior impulso para o município
ocorreu após a construção da rodovia BR-262 e com a encampação do
sistema elétrico pela CEMIG. É curioso que no mapa da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, publicada em 1959, não
havia nenhuma estrada que ligasse a sede do município à
estaçãozinha, às margens do rio Pará.
Esta foi fechada oficialmente em 1/12/1965. Parece que a estação
sobreviveu.
A 200 m do rio Pará, às margens de uma estrada, a proprietária
das terras Cláudia Teixeira verifica em julho de 2009
que uma casinha utilizada como alojamento tem a inscrição
POS (Posto) 408km780, ou seja, exatamente a quilometragem da estação
(ou posto) de Cerrado nos seus últimos tempos de vida
ativa (1960). Uma fotografia do que parece ser a fachada do posto
mostra um pequeno frontão não característico
das estaçõezinhas da linha da Barra do Paraopeba,
mas que mesmo assim deixa o prédio com amplas possibilidades
de ter sido a estação em si.
ACIMA: Distância entre a sede do município
de Nova Serrana e a estação de Cercado (no mapa, a nordeste)
no mapa publicado em 1960 - cerca de 14 km, pela escala. O mapa do
município é parcial. Não havia nenhuma estrada
que ligasse os dois pontos, pelo menos pelo mapa, mas era claro que
deveria existir alguma ligação, mesmo precária.
Hoje a BR-262 passa junto à sede e segue (mais ou menos) no
sentido da antiga estação (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, volume IX, 1960, p. 123). ABAIXO: Estação
de Cercado, talvez anos 1950 (acervo Claudia Teixeira).
(Fontes: Claudia Teixeira; pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Serrana,
entrada em 22/3/2009; Revista Ferroviária, p. 32, agosto de
2000; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE,
vol. IX, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação de Cercado, talvez anos 1950. Acervo
Claudia Teixeira |
Suposta fachada da estação de Cercado, em 9/7/2009.
Foto Claudia Teixeira |
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Atualização:
27.08.2016
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