|
|
E. F. Oeste de Minas
(1888-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1966) |
PEDRA
NEGRA
Município de Bom Sucesso, MG |
Linha de Divinópolis - km 227,460
(1960) |
|
MG-1552 |
Altitude: 764 m |
|
Inauguração: 16.06.1888 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1888? (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava as estações de Aureliano Mourão e Ribairão
Vermelho foi construída em bitola de 76 cm e entregue em 1888,
e um de seus nomes era linha de Divinópolis pois ligava Lavras
e Ribeirão Vermelho a essa cidade através da linha do
Paraopeba da EFOM. Em 1/5/1966 essa linha foi desativada entre o km
20 e Ribeirão Vermelho com a construção de uma
nova linha em bitola métrica entre Lavras e esse ponto. O restante
da linha está ativo até hoje com bitola métrica.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pedra Negra foi aberta em 1888.
Segundo consta, carregava principalmente manteiga.
Em 01/05/1966 o trecho da linha onde a estação estava,
ainda em bitola de 76 cm, foi desativado com a construção
de uma variante entre Lavras e o km 20 dessa linha, em bitola
métrica. (*Relatório "Substituição
de Linhas Férreas Antieconomicas")
A estação teria sido demolida depois da construção
da nova variante métrica. O vilarejo foi inundado pelas águas
da represa da usina hidrelétrica do Funil, em 2002.
"A charmosa vila foi construída em torno da Estação
Ferroviária, por onde transitavam, até trinta anos atrás,
dois trens que transportavam café ao porto de Santos e retornavam
com notícias e suprimentos. Antes da desativação
da ferrovia (1966), oito casas comerciais agitavam a vila. Com a retirada
da linha de ferro e o plano da construção da usina,
Pedra Negra, Funil e Macaia, foram abandonadas pelos órgãos
administrativos, por falta de interesse em investir numa área
a ser futuramente desapropriada. Os moradores de Pedra Negra foram
relocados para uma nova comunidade em um bairro de Ijaci, cidade próxima"
(do site www.anareginanogueira.com.br).
Curiosamente, na "nova" cidade, há uma réplica
da antiga estação. "A nova estação de Pedra
Negra foi construída num bairro do município de Ijaci, para onde foram
removidos os antigos moradores da antiga Pedra Negra, devido ao alagamento
promovido pela hidrelétrica do Funil. Resolveram construir a estação
neste novo bairro para que os moradores não perdessem sua referência
do passado. Nela, porém, infelizmente, nunca passaram trilhos nem
trens" (Fábio Libânio, 01/2007).
ACIMA: Local onde ficava a estação de
Pedra Negra: a plataforma ainda está lá - data desconhecida
(Foto Antonio Giarolla).
(Fontes: Fábio Libânio;
Antonio Giarolla; Pimenta, Eleutério
e Caramuru: As ferrovias em Minas Gerais, SESC, 2003; viagemnostrilhos.blogspot.com;
Substituição de Linhas Férreas Antieconomicas,
anos 1960; www.anareginanogueira.com.br; Guia Geral das Estrada de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
A estação ainda em pé. Sem data. Acervo
do museu da cidade |
A estação às vésperas da inundação,
em 2002. viagemnostrilhos.blogspot.
com |
A estação em 2002. Foto extraída do livro
"As ferrovias em Minas Gerais", de Pimenta,
Eleutério e Caramuru, SESC, 2003 |
A nova estação, "de mentirinha", em
01/2007. Foto Fábio Libânio |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.08.2018
|
|