|
|
E. F. Oeste de Minas
(1881-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1969)
RFFSA (1975-1996)
Ferrovia Centro-Atlântica (1996-) |
SÃO
JOÃO DEL REY
Município de São João
del Rey, MG (1881-) |
Linha do Paraopeba - km 98,430
(1960) |
|
MG-0092 |
Altitude: 860 m |
|
Inauguração: 28.08.1881 |
Uso atual: estação e museu (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1881 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando
com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso.
Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano
Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando
a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente
Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais.
A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São João del Rey foi inaugurada com muitas
festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881.
Era a ponta de linha da linha que então ligava Sítio
(hoje Antonio Carlos), na Central do Brasil, a essa
cidade.
A linha só foi prolongada em 1887. A composição
chegava e partia de São João del Rey
para o mesmo sentido: havia que se fazer uma manobra no virador,
pois havia que se recuar para sair para Ibitutinga.
Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola
de 0,76 m da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre
São João del Rey e Tiradentes foi mantido:
até hoje, rodam em fins de semana e feriados as composições a vapor entre
as duas estações, com fins turísticos. O passeio
é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica
(FCA).
ACIMA: A estação de São João del Rey, provavelmente início do século XX (Autor desconhecido).
ACIMA: Esquema das linhas no pátio
de São João del Rey ao tempo em que a linha seguia adiante
para Aureliano Mourão, Lavras e Barra do Paraopeba (CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR). Reparar na
rotunda (centro). Além da rotunda, muitas dessas linhas ainda
existem no pátio (Cessão Flavio Cavalcanti).
|
1891
AO LADO: A estação
de São João D'El Rey pertencia à Estrada de Ferro Oeste de
Minas. A agência postal da estação foi criada em 12 de setembro
de 1882. Diariamente permutava malas postais com a Administração
Regional em Ouro Preto. Elas seguiam pela EFOM - Linha de
Aureliano Mourão - até a Estação do Sítio, atual Antônio Carlos,
de onde seguiam, pela Linha do Centro da E. F. Central do
Brasil até Miguel Burnier. A partir daí, pela mesma EFCB -
Ramal de Ouro Preto - até o destino (Texto e reprodução
ao lado por Marcio Protzner, 7/9/2009).
|
|
ACIMA: Composição da RMV saindo
de São João del Rey para Aureliano Mourão, provavelmente
início dos anos 1970. Essa linha por onde ele sai não
existe mais, é hoje a avenida Leite de Castro. A linha que
ainda existe é a outra, que segue para Tiradentes (Blog Viagem
nos Trilhos).
ACIMA: Pátio ferroviário de São
João del Rey em 2013 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trens na gare de São
João del Rey em 2018 (Foto Ludmila Albuquerque em maio de 2018)..
ACIMA: Trilhos no caminho do trem turistico em São
João del Rey em 2020 (Foto Hugo Caramuru em 22/3/2020).).
(Fontes: Leandro Guidini; Marcio Protzner;
Rodrigo Cabredo; Flavio Cavalcanti; Alberto del Bianco; Nilson Rodrigues;
Giovanni Carvalho; Bruno N. Campos; Alexandre Linhares Giesbrecht;
http://viagemnostrilhos.blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de São João del Rey, sem
data. Autor desconhecido |
O trem na plataforma de São João del Rey em 1981.
Foto Alberto del Bianco |
Para o alto, a saída recém-desativada de São
João del Rey para a estação de Aureliano
Mourão, em 1982. Foto Nilson Rodrigues |
Armazém de São João del Rey em 02/2003.
Foto Giovanni Carvalho |
A rotunda de São João del Rey em 02/2003. Foto
Giovanni Carvalho |
A estação de São João del Rey em
01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht |
A estação em 3/2/2010. Foto Leandro Gudini |
Fachada da estação em maio de 2015. Foto Rodrigo
Cabredo |
|
|
|
|
|
Atualização:
07.05.2023
|
|