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E. F. Santana (1884-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1942) |
BELA
VISTA
Município de Rio Claro, RJ |
Linha da Barra - km - |
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RJ-2592 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1884 |
Uso atual: escritório de empresa e moradia
(2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Piraí foi inaugurada em 1884 (ou mesmo em 1883, baseio-me
na inscrição na lateral do prédio em que aparece
a data de 1884), pela E. F. Santana. Em 1889, a ferrovia passou a
ser da V. F. Sapucaí. Tornou-se o ramal de Passa-
Três,
que chegou a ser considerado parte da linha da Barra.
Os trens que percorriam o trecho entre Barra do Piraí
e Passa-Três eram composições diferentes,
ou seja, havia uma espera de cerca de uma hora em Barra do Piraí
para se mudar do trem que vinha de Soledade para se continuar
viagem em outro trem até Piraí e Passa-Três.
No início dos anos 1940, a parada e o trecho Barra-Passa
Três foram fechados pela RMV. A linha foi arrancada em 1944,
segundo o relatório da RMV para esse ano.
A parada de Bela Vista foi conservada em pé e depois
de anos de abandono foi reformada recentemente pela Quimvale Florestal,
que ainda fica na Fazenda Bela Vista, proprietária da parada.
O prédio era na verdade um armazém de mercadorias; como
parada, não tinha chefe de estação, deveria ser
de responsabilidade da fazenda; o trem somente parava ali se houvesse
passageiros ou cargas a embarcar ou desembarcar.
Ficava até 2005 às margens da estrada que liga Piraí
a Passa-Três, antigo leito da ferrovia que acompanha
o rio Piraí. Durante algum tempo, e depois de desativado
e sem a ferrovia, o prédio se chamou "Armazém
da Nova Esperança", como mostra a primeira foto abaixo,
tomada, aparentemente, nos anos 1970.
"A parada da Bela Vista tem esse nome por causa da antiga
fazenda da Bela Vista, propriedade do 'Rei do Café' Joaquim José de
Souza Breves ele mandou construir a estação. O nome Nova Esperança
é do antigo armazém que abastecia os colonos e a vizinhança, sendo
que aí também funcionou uma escola" (José Maria C. Lemos,
01/2006).
(Fontes: R. M. Giesbrecht, pesquisa local;
José Maria C. Lemos; Aloysio Clemente Breves; Prefeitura
de Piraí; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo
Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; RMV: relatório
oficial, 1944; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada em 1922, ainda com trilhos. Acervo Arquivo Municipal
de Piraí |
A parada, já desativada (aparentemente anos 1970) e com
o nome de Armazém da Nova Esperança... Acervo
Arquivo Municipal de Piraí |
A data de construção da parada (1884), no topo
do madeirame, em 04/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A parada da Bela Vista, com a plataforma bem visível,
em 04/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Detalhe de uma das portas da parada, em 04/02/2005. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A parada da Bela Vista, em 04/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A parada da Bela Vista, em 04/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
13.10.2019
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