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E. F. Santa Isabel
do Rio Preto (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
PEDRO
CARLOS
(antiga SANTA CRUZ)
Município de Valença, RJ |
Linha da Barra - km 321,650 (1960) |
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RJ-0151 |
Altitude: 748 m |
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Inauguração: 20.06.1885 |
Uso atual: moradia? (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1885 |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Cruz foi inaugurada em 1885, pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto. Pouco tempo mais tarde, seu nome foi alterado para Pedro
Carlos: era o nome do engenheiro construtor da ferrovia (Pedro
Carlos da Silva).
Em 1889, a ferrovia e a estação foram compradas pela
E. F. Sapucaí.
Na foto da estação de Pedro Carlos, ainda com
as suas letras com o nome, quilometragem e altitude, tirada em maio
de 1989, a própria imagem da solidão de uma estação
sem trens havia quase vinte anos...
Em 2001, já estava servindo como depósito, paredes foram
retiradas... sua aparência era terrível. A estação,
construída em taipa de pilão, pode ainda ter realmente
o mesmo prédio que foi aberto em 1885.
Em 2012, quando ali estive, seguia ainda mais deteriorada. Em 2016, soube que estava do mesmo jeito, provavelmente utilizada como moradia.
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1884
AO LADO: A inauguração da estação, aqui hamada de Cruz e não de Santa Cruz, acabaria atrasando por 6 meses e seria aberta somente no final de junho de 1885 (A Provincia de S. Paulo, 12/10/1894).
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ACIMA: Estação de Pedro Carlos
em atividade, anos 1940 (Acervo Celeste Coelho Palha de Castro).
ACIMA: Nas paredes da velha estação,
o nome em relevo e a quilometragem: diferente em 100 km da que aparece
no Guia Geral de 1960 (ver no topo da página), é mais
uma mostra de que as estações tinham essas refrencias
constantemente alteradas por alteração de referenciais
ou por variantes construídas, grandes ou pequenas (Foto Gutierrez
L. Coelho, 2003).
.ACIMA: Ponte dos Arcos, a cerca de 800 metros
da estação Pedro Carlos e que hoje passa sobre a rodovia que liga
este distrito ao de Santa Izabel do Rio Preto. Erguida em pedra, cal
e óleo de baleia, a ponte, com 100 m de extensão, 12 m de altura e
4 m de largura, transpõe o Córrego da Prata e a estrada que liga Conservatória
a Santa Isabel do Rio Preto. Foi inaugurada em 1884, na presença de
D. Pedro II. Naquela época, a região de Conservatória vivia o apogeu
do ciclo do café. Após o fim das atividades ferroviárias se tornou
uma atração turística da localidade (Fotos Jorge A. Ferreira em janeiro
de 2011).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Celeste
Coelho Palha de Castro; Jorge A. Ferreira; Renato C. Ramos; Gutierrez
L. Coelho; Guias Levi, 1932-80; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa
Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em maio de 1989. Foto Renato C. Ramos |
A estação já descaracterizada e semi-destruída,
em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira Jr. |
A estação já descaracterizada e semi-destruída,
em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira Jr. |
A estação em 1/2011. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 1/2011. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
17.08.2020
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