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VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
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RMV - Linha da Barra
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Leite de Souza
Pedro Carlos
Conservatória
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Santa Isabel do Rio Preto (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961)
PEDRO CARLOS
(antiga SANTA CRUZ)
Município de Valença, RJ
Linha da Barra - km 321,650 (1960)   RJ-0151
Altitude: 748 m   Inauguração: 20.06.1885
Uso atual: moradia? (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1885
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Cruz foi inaugurada em 1885, pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto. Pouco tempo mais tarde, seu nome foi alterado para Pedro Carlos: era o nome do engenheiro construtor da ferrovia (Pedro Carlos da Silva).

Em 1889, a ferrovia e a estação foram compradas pela E. F. Sapucaí.

Na foto da estação de Pedro Carlos, ainda com as suas letras com o nome, quilometragem e altitude, tirada em maio de 1989, a própria imagem da solidão de uma estação sem trens havia quase vinte anos...

Em 2001, já estava servindo como depósito, paredes foram retiradas... sua aparência era terrível. A estação, construída em taipa de pilão, pode ainda ter realmente o mesmo prédio que foi aberto em 1885.

Em 2012, quando ali estive, seguia ainda mais deteriorada. Em 2016, soube que estava do mesmo jeito, provavelmente utilizada como moradia.

1884
AO LADO: A inauguração da estação, aqui hamada de Cruz e não de Santa Cruz, acabaria atrasando por 6 meses e seria aberta somente no final de junho de 1885 (A Provincia de S. Paulo, 12/10/1894).


ACIMA: Estação de Pedro Carlos em atividade, anos 1940 (Acervo Celeste Coelho Palha de Castro).

ACIMA: Nas paredes da velha estação, o nome em relevo e a quilometragem: diferente em 100 km da que aparece no Guia Geral de 1960 (ver no topo da página), é mais uma mostra de que as estações tinham essas refrencias constantemente alteradas por alteração de referenciais ou por variantes construídas, grandes ou pequenas (Foto Gutierrez L. Coelho, 2003).

.ACIMA: Ponte dos Arcos, a cerca de 800 metros da estação Pedro Carlos e que hoje passa sobre a rodovia que liga este distrito ao de Santa Izabel do Rio Preto. Erguida em pedra, cal e óleo de baleia, a ponte, com 100 m de extensão, 12 m de altura e 4 m de largura, transpõe o Córrego da Prata e a estrada que liga Conservatória a Santa Isabel do Rio Preto. Foi inaugurada em 1884, na presença de D. Pedro II. Naquela época, a região de Conservatória vivia o apogeu do ciclo do café. Após o fim das atividades ferroviárias se tornou uma atração turística da localidade (Fotos Jorge A. Ferreira em janeiro de 2011).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Celeste Coelho Palha de Castro; Jorge A. Ferreira; Renato C. Ramos; Gutierrez L. Coelho; Guias Levi, 1932-80; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em maio de 1989. Foto Renato C. Ramos

A estação já descaracterizada e semi-destruída, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira Jr.

A estação já descaracterizada e semi-destruída, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira Jr.

A estação em 1/2011. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 1/2011. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2016. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 17.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.