|
|
V. F. Sapucaí
(1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
LEITE
DE SOUZA
(antiga JOSÉ LEITE)
Município de Valença, RJ |
Linha da Barra - km 307,433 (1960) |
|
RJ-2595 |
Altitude: 563 m |
|
Inauguração: 15.04.1893 |
Uso atual: moradia (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de José Leite foi inaugurada em 1893, já pela
E. F. Sapucaí. Pouco tempo mais tarde, seu nome foi alterado
para Leite de Souza.
Ainda estava de pé em 2016. Era um prédio de madeira,
simples, bonito, utilizado como moradia.
"Embora não tenha estado neste local, fico imaginando
como teria sido o pátio ferroviário, hoje totalmente
inexistente, de uma estaçãozinha de madeira como essa,
perdida no tempo, já que mesmo em 1960 ela já era obsoleta.
Pelo que sei (posso estar enganado), as últimas locomotivas
que passaram e manobraram nesse trecho em 1961 ainda eram somente
a vapor, não tendo tido a estaçãozinha de madeira
o espanto de ter uma diesel à sua frente... isso tudo nunca
deveria ter sido removido, deveria ter sido mantido como era, sólido,
estático, como numa fotografia preto-e-branco ou sépia
desbotada congelada no tempo..." (Ralph Giesbrecht, julho
de 2009, perdido em imaginações).
Continuava em pé em 2016, mas ainda seria residência
de alguém?
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Alexandre Ferreira; Ricardo
Ayres da Silva; Rodrigo Acioli; Guia Geral de Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de José Leite. Data e autor desconhecidos. |
A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva
|
A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva
|
A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva
|
A estação em junho de 2009. Foto Rodrigo Acioli |
A estação em 2016. Foto Alexandre Ferreira |
|
|
|
|
Atualização:
01.06.2020
|
|