|
|
V. F. Sapucaí
(1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
SANTA
ISABEL DO RIO PRETO (antiga JOAQUIM MATOSO)
Município de Valença, RJ |
Linha da Barra - km 330,571 (1960) |
|
RJ-0150 |
Altitude: 541 m |
|
Inauguração: 15.04.1893 |
Uso atual: estação rodoviária,
posto policial e bar (2012) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891.
Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre
Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram
construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio
Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela
Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para
chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Isabel do Rio Preto teria sido inaugurada em 1893
já pela V. F. Sapucaí.
Nos anos 1930 (pelo menos) teve seu nome alterado para Joaquim Matoso. Em 1934, este nome foi dado para a estação de Residência e, como consequencia, seu nome voltou a ser o original (ver caixa abaixo, de 1934)..
A estação ainda estava de pé em 2012, depois de
desativada com a linha em 1961.
O prédio servia em 2012 como posto policial e estação
rodoviária. Está tombado pelo Patrimônio Histórico
Municipal.
1934
AO LADO: Mudança de nome da estação, de Joaquim Matoso para Santa Izabel do Rio Preto (O Estado
de S. Paulo, 29/9/1934). |
|
ACIMA: A estação em maio de 2008, tendo agora à sua frente um guindaste ferroviário
fabricado pela Crafton and Co. Engineers, de Bedford, Inglaterra (Foto
Thör Carvalho, maio de 2008).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Luiz
Antonio Mathias Neto; Thör Carvalho; Frederico Guilherme Derschum;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1996. Foto Luiz Antonio Mathias Neto,
de Niterói, RJ |
A estação em julho de 2012. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em julho de 2012. Foto Jorge A. Ferreira
|
A estação de Santa Isabel do Rio Preto em 21/05/2016. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.03.2021
|
|