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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV - Linha da Barra
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Silviano Brandão
Liberdade
Meio do Mundo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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V. F. Sapucaí (1901-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979)
LIBERDADE (antiga LIVRAMENTO)
Município de Liberdade, MG
Linha da Barra - km 222,830 (1960)   MG-1239
Altitude: 1.193,900 m   Inauguração: 08.04.1901
Uso atual: residência (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Livramento foi inaugurada em 1901. Foi ponta de linha do trecho que vinha de Barra do Piraí até 1903, quando a linha foi prolongada até Carvalhos.

Mais tarde o nome foi alterado para o atual, Liberdade.

"Naquele tempo (anos 1950) as noivas chegavam da roça de charrete, normalmente nos sábados, e minha tia e minhas primas passavam o dia cuidando delas e ajudando a vesti-las. Entre a casa de meus tios e a igreja não havia calçamento. Era uma poeira só e quando chovia era lama. A única rua calçada era também a única plana e ficava na região baixa da cidade onde ficava o comércio e hoje ainda se comemora a Festa do Senhor Bom Jesus, no mês de setembro. Então, minha missão e de meus primos era ajudar as noivas a se dirigirem a pé para a igreja. Tínhamos que segurar a barra do vestido com cuidado para não sujar (...) O telegrafista da estação de Liberdade também trabalhava para os Correios na cidade, que era a terra de minha mãe. Ele traduzia o que ouvia em código Morse e passava a tradução para o estafeta que, por sua vez, levava o documento até a agência dos Correios. Na agência dos Correios uma calígrafa transcrevia, a mão, o telegrama num formulário próprio, lacrava e o estafeta levava até o destinatário. Era o meio de comunicação mais rápido. Telefone nem sonhar. Só depois vieram aqueles de manivela, que chamavam a telefonista. Um interurbano para Belo Horizonte levava o dia inteiro para conseguir" (Francisco Seixas, 05/2008).

O último trem de passageiros teria passado por ali no dia 30 de julho de 1977. (*Nota: o Guia Levi de 1978 ainda aponta como funcionando até 1979 o trecho Aiuruoca-Bom Jardim)

O prédio da estação em 2015 funcionava como moradia. "A estação da Liberdade, ainda no dístico com o nome antigo, Livramento, está em bom estado de conservação, servindo como moradia, guardando suas características originais. O leito da ferrovia que seguia para a estação do Rutilo ainda existe, mas as condições da via, que serve como estrada, é muito ruim, tanto como é ruim observar o silêncio da estação isolada pela falta de seus trilhos. Ficar no local e observar seus arredores com atenção permitem aos olhos identificar que eles se foram, mas a ferrovia ainda está ali, de alguma forma, ela ainda está ali" (Anderson Nascimento, outubro de 2015).


ACIMA: Verdadeira multidão espera a chegada de um trem misto vindo de Bom Jardim, provavelmente anos 1950 (acervo Francisco Seixas).
ACIMA: Placa de quilometragem e altitude ainda está por ali em 2015 (Foto Anderson Nascimento em 25/4/2015).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Anderson Nascimento; Jorge A. Ferreira; Valdemir Ribeiro de Almeida; Francisco Seixas; Guias Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, curiosamente tendo no dístico o nome antigo, Livramento. Foto em 2002, de Jorge A. Ferreira

A estação, curiosamente tendo no dístico o nome antigo, Livramento. Foto em 2002, de Jorge A. Ferreira

A estação de Liberdade em 26/4/2010. Foto Valdemir Ribeiro de Almeida

A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento

A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento

A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento

A estação em 17/10/2015. Foto F. Marietan
   
     
Atualização: 05.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.