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V. F. Sapucaí
(1901-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979) |
LIBERDADE
(antiga LIVRAMENTO)
Município de Liberdade, MG |
Linha da Barra - km 222,830 (1960) |
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MG-1239 |
Altitude: 1.193,900 m |
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Inauguração: 08.04.1901 |
Uso atual: residência (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Livramento foi inaugurada em 1901. Foi ponta de linha do
trecho que vinha de Barra do Piraí até 1903,
quando a linha foi prolongada até Carvalhos.
Mais tarde o nome foi alterado para o atual, Liberdade.
"Naquele tempo (anos 1950) as noivas chegavam da roça de charrete,
normalmente nos sábados, e minha tia e minhas primas passavam o dia
cuidando delas e ajudando a vesti-las. Entre a casa de meus tios e
a igreja não havia calçamento. Era uma poeira só e quando chovia era
lama. A única rua calçada era também a única plana e ficava na região
baixa da cidade onde ficava o comércio e hoje ainda se comemora a
Festa do Senhor Bom Jesus, no mês de setembro. Então, minha missão
e de meus primos era ajudar as noivas a se dirigirem a pé para a igreja.
Tínhamos que segurar a barra do vestido com cuidado para não sujar
(...) O telegrafista da estação de Liberdade também trabalhava para
os Correios na cidade, que era a terra de minha mãe. Ele traduzia
o que ouvia em código Morse e passava a tradução para o estafeta que,
por sua vez, levava o documento até a agência dos Correios. Na agência
dos Correios uma calígrafa transcrevia, a mão, o telegrama num formulário
próprio, lacrava e o estafeta levava até o destinatário. Era o meio
de comunicação mais rápido. Telefone nem sonhar. Só depois vieram
aqueles de manivela, que chamavam a telefonista. Um interurbano para
Belo Horizonte levava o dia inteiro para conseguir" (Francisco
Seixas, 05/2008).
O último trem de passageiros teria passado por ali no dia 30
de julho de 1977. (*Nota: o Guia Levi de 1978 ainda aponta
como funcionando até 1979 o trecho Aiuruoca-Bom Jardim)
O prédio da estação em 2015 funcionava como moradia.
"A estação da Liberdade, ainda no dístico com o nome
antigo, Livramento, está em bom estado de conservação, servindo como
moradia, guardando suas características originais. O leito da ferrovia
que seguia para a estação do Rutilo ainda existe, mas as condições
da via, que serve como estrada, é muito ruim, tanto como é ruim observar
o silêncio da estação isolada pela falta de seus trilhos. Ficar no
local e observar seus arredores com atenção permitem aos olhos identificar
que eles se foram, mas a ferrovia ainda está ali, de alguma forma,
ela ainda está ali" (Anderson Nascimento, outubro de 2015).
ACIMA: Verdadeira multidão espera a chegada
de um trem misto vindo de Bom Jardim, provavelmente anos 1950 (acervo
Francisco Seixas).
ACIMA: Placa de quilometragem e altitude
ainda está por ali em 2015 (Foto Anderson Nascimento em 25/4/2015).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes:
Anderson Nascimento; Jorge A. Ferreira; Valdemir Ribeiro de Almeida;
Francisco Seixas; Guias Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, curiosamente tendo no dístico
o nome antigo, Livramento. Foto em 2002, de Jorge A. Ferreira |
A estação, curiosamente tendo no dístico
o nome antigo, Livramento. Foto em 2002, de Jorge A. Ferreira
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A estação de Liberdade em 26/4/2010. Foto Valdemir
Ribeiro de Almeida |
A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento |
A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento |
A estação em 25/4/2015. Foto Anderson Nascimento |
A estação em 17/10/2015. Foto F. Marietan
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Atualização:
05.07.2019
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