A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Variante EF-045
...
Celso Bueno
Batista Frazão
Alvino Damião
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
 
RFFSA (1973-1996)
FCA (1996-2009)
BATISTA FRAZÃO
Município de Iraí de Minas, MG
Variante EF-045 - km 956? (2009)   MG-4398
Altitude: -   Inauguração: 1984
Uso atual: abandonada (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1984
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante EF-045, ou Araguari-Celso Bueno, foi construída para a RFFSA pelo 2o Batalhão Ferroviário de Araguari (Batalhão Mauá). Parte da antiga linha-tronco da RMV entre as estações de Macaúbas e de Celso Bueno. As obras começaram em 11 de abril de 1980 e a variante foi inaugurada oficialmente em 3 de maio de 1984.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Batista Frazão foi inaugurada em 1984 pelo 2o Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá). Lá já funcionou um Posto de Manutenção de Locomotivas e o pátio era usado para

ACIMA: Mapa da variante EF-045. As estações não aparecem (Edmar César Alves: Batalhão Mauá, Uma História de Grandes Feitos, Araguari, 2003). ABAIXO: O triângulo de reversão na estação de Batista Frazão (Foto Jair Fraga, 6/9/2009).
formação de trens contando inclusive com um triângulo de reversão. Hoje a estação está abandonada, no entanto o pátio continua bastante movimentado como pátio de cruzamento. "Estivemos em Uberaba no mês passado. Fomos até aquela região em busca de fotos das DDM45, uma vez que elas sumiram daqui depois da crise internacional. Na volta, segui o caminho de Patrocínio com a intenção de fotografar uns trens de grãos naquela região e Ibiá. No caminho vi a pequena cidade de Iraí de Minas e resolvi indagar se ali havia estação, pois a linha era visível da estrada. Informaram-me que a estação se encontrava na localidade de Cerradão, distante 2 km em meio à plantação de soja e sorgo. O local é muito quente e a estrada é de terra, muito poeirenta. Ao cruzar com outro veículo é preciso para e esperar baixar o pó vermelho da estrada. Depois de muita dificuldade, avistei um ponto de carregamento e uma estação de arquitetura simples. No pátio, avistei a silhueta de uma DDM45 e fiquei eufórico por encontra mais uma daquelas locomotivas em operação, pois a notícia que recebi de amigos da vale informava que apenas uma dupla estava operando entre Araguari e Uberaba. Chegando no pátio de Batista Frazão, encontrei a DDM45 4292 completamente abandonada e destruída num desvio. O carregamento lá existente foi desativado há algum tempo e encontra-se depredado, assim como a estação. Interessante como num local tão distante como aquele também vemos atos de vandalismo como vemos nas cidades grandes. A DDM45 teve tudo de valor furtado. Só sobrou a casca, mesmo assim em pedaços". (Pedro Paulo Rezende, 15/9/2009).
(Fontes: Jair Fraga; Edmar César Alves: Batalhão Mauá, Uma História de Grandes Feitos, Araguari, 2003)
     

A estação em 2008. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 2009. Foto Jair Fraga

A estação em 2009. Foto Jair Fraga
     
     
Atualização: 01.02.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.