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VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
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Ouvidor
Catalão
Goiandira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATALÃO
Município de Catalão, GO
Linha-Tronco - km 1.102,916 (1960)   GO-1233
    Inauguração: 11.11.1942
Uso atual: usada pela Prefeitura   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: Já existia uma estação em Catalão desde o ano de 1913, no ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor, da E. F. Goiaz. Essa estação foi desativada quando a linha da RMV chegou à cidade em 1942, para fazer a ligação Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV. Catalão e toda a linha nova até Goiandira passam a fazer parte da RMV. A estação e a linha foram inauguradas oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação. A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que advêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território" (Texto extraído do relatório da RMV para 1944). As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho. Uma nova estação, em ponto diferente, foi construída para atender a nova linha e o antigo ramal vindo de Goiandira foi desativado. As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho, e para o trecho Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria 1937. Aparentemente a inauguração descrita acima, em 1944, seria uma data política e ocorreu dezesseis meses após a festiva entrega da segunda parte do trecho citado. No final dos anos 1970, o trecho entre Celso Bueno e Catalão foi desativado por causa da construção de uma represa sobre o rio Paranaíba e Catalão se tornou ponta de um ramal. A estação está muito bem conservada e é utilizada pela Prefeitura. Dela, ponta do ramal, sai um desvio industrial que vai às indústrias de fertilizantes da região. A plataforma foi recentemente diminuída (cortada) para dar passagem a composições de largura maior. (Veja também CATALÃO DA EFG)
(Fontes: Odair Lopes; Glaucio H. Chaves; Fernando Picarelli; Roberto Fonseca Dias; RMV: relatório anual, 1944; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli

Dístico sobre a fachada da estação em 2004. Foto Fernando Picarelli

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

Estação de Catalão em 3/2010. Foto Glaucio H. Chaves

Estação de Catalão em 1/2013. Foto Glaucio H. Chaves

Estação de Catalão em 1/2013. Foto Glaucio H. Chaves
     
Atualização: 29.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.