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Rede Mineira de
Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATALÃO
Município de Catalão, GO |
Linha-Tronco - km 1.102,916 (1960) |
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GO-1233 |
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Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: usada pela Prefeitura |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: Já existia
uma estação em Catalão desde o ano de
1913, no ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor, da E. F. Goiaz.
Essa estação foi desativada quando a linha da RMV chegou
à cidade em 1942, para fazer a ligação Monte
Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra
dos Reis através da linha-tronco da RMV. Catalão
e toda a linha nova até Goiandira passam a fazer parte
da RMV. A estação e a linha foram inauguradas oficialmente
dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença
dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro
da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de
Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente
inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão
de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação.
A construção desta importante ligação
ferroviária era velha aspiração de mineiros e
goianos, que por muitos anos pleitearam a realização
dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste
de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta,
pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis
as consequências econômicas que advêm da ligação
de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se
estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições
de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar
ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do
nosso território" (Texto extraído do relatório
da RMV para 1944). As datas oficiais, entretanto, de inauguração
do trecho Monte Carmelo-Ouvidor acusam 11/11/1942 para todas
as estações deste trecho. Uma nova estação,
em ponto diferente, foi construída para atender a nova linha
e o antigo ramal vindo de Goiandira foi desativado. As datas
oficiais, entretanto, de inauguração do trecho acusam
11/11/1942 para todas as estações deste trecho, e para
o trecho Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria 1937.
Aparentemente a inauguração descrita acima, em 1944,
seria uma data política e ocorreu dezesseis meses após
a festiva entrega da segunda parte do trecho citado. No final dos
anos 1970, o trecho entre Celso Bueno e Catalão
foi desativado por causa da construção de uma represa
sobre o rio Paranaíba e Catalão se tornou ponta
de um ramal. A estação está muito bem conservada
e é utilizada pela Prefeitura. Dela, ponta do ramal, sai um
desvio industrial que vai às indústrias de fertilizantes
da região. A plataforma foi recentemente diminuída (cortada)
para dar passagem a composições de largura maior. (Veja
também CATALÃO
DA EFG)
(Fontes: Odair Lopes; Glaucio H. Chaves; Fernando Picarelli;
Roberto Fonseca Dias; RMV: relatório anual, 1944; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
Dístico sobre a fachada da estação em 2004.
Foto Fernando Picarelli |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
Estação de Catalão em 3/2010. Foto Glaucio
H. Chaves |
Estação de Catalão em 1/2013. Foto Glaucio
H. Chaves |
Estação de Catalão em 1/2013. Foto Glaucio
H. Chaves |
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Atualização:
29.05.2013
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