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Rede Mineira de
Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-c.1979) |
OUVIDOR
Município de Ouvidor, GO |
Linha-Tronco - km 1.080,620 (1960) |
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GO-1235 |
Altitude: 811 m |
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Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: Já existia
uma estação em Ouvidor desde o ano de 1922. Era
a ponta do ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor, da E. F.
Goiaz.
Essa estação aparentemente foi desativada quando a linha
da RMV chegou à cidade em 1942, para fazer a ligação
Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira
a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV.
Uma nova estação, em ponto diferente, foi construída
para atender a nova linha e o antigo ramal vindo de Goiandira
foi desativado. A estação foi inaugurada oficialmente
dois anos depois. "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença
dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro
da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de
Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente
inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão
de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação.
A construção desta importante ligação
ferroviária era velha aspiração de mineiros e
goianos, que por muitos anos pleitearam a realização
dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste
de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta,
pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis
as consequências econômicas que advêm da ligação
de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se
estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições
de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar
ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do
nosso território" (Texto extraído supostamente
do relatório da RMV para 1944). As datas oficiais, entretanto,
de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor
acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho,
e para o trecho Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria
1937.
Aparentemente a inauguração descrita acima, em 1944,
seria uma data política e ocorreu dezesseis meses após
a efetiva entrega da segunda parte do trecho citado.
De qualquer forma, nos anos 1970, o trecho entre Celso Bueno
e Catalão, que passava por Ouvidor, foi desativado
por causa da construção de uma represa sobre o rio Paranaíba
e a estação foi desativada também.
(Veja também OUVIDOR DA
E. F. GOIAZ)
ACIMA: Município de Ouvidor (IBGE:
Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. II, 1960).
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AO LADO: Em
1938, foi estabelecido um serviço de ligação
com a linha da Rede Mineira (ainda referindo-se à já
então extinta E. F. Oeste de Minas) feito por auto-ônibus
e trilhos provisórios na região do rio Paranaíba,
enquanto não se contruía a ligação
definitiva entre Ouvidor e o lao mineiro onde estava a linha
(O Estado de S. Paulo, 16/10/1938)
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Atualização:
15.04.2017
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