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E. F. Oeste de Minas
(1924-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GETULÂNDIA
(antiga CAPELINHA)
Município de Rio Claro, RJ |
Linha-Tronco - km 84,508 (1960) |
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MG-2790 |
Altitude: 540 m |
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Inauguração: 21.04.1924 |
Uso atual: moradia (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capelinha foi inaugurada em 1924.
Em parte dos anos 1920 e 1930 a linha e a estação foram
encampadas pela Central do Brasil, mas o processo acabou revertido.
Teve teve o nome alterado para Getulândia nos anos 1930,
numa óbvia homenagem a Getúlio Vargas, presidente
da República, na época. Em 1956, o distrito de mesmo nome possuía 1.091 habitantes.
O tráfego de passageiros naquele trecho, descendo e subindo
a serra, foi extinto entre 1979 e 1980 (ref.: Guia Levi).
Mas alguns trens turísticos foram implantados depois disso.
Enquanto a RFFSA era a dona da linha, até 1996, eles funcionaram
em datas como alguns fins-de-semana e feriados. Com a entrada das
concessionárias, eles foram suprimidos. É, foi uma pena.
A subida da serra, descrita por passageiros desses últimos
trens, era muito bonita. O trem subia a partir da saída do
pátio de Angra dos Reis até a estação
do Alto da Serra. Daí descia até Lídice,
onde esses trens geralmente paravam por um tempo e voltavam.
O prédio da estação era utilizado como moradia
em 2016.
ACIMA:
Estação de Getulandia, tendo em primeiro plano a
caixa d'água e a subestação elétrica,
esta desativada há 40 anos (Foto Fernando Marietan, 20/9/2014).
1925
AO LADO: Criação de agencia
postal na estação (O Estado de S. Paulo, 10/2/1925).
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(Fontes: Fernando
Marietan; Sebastião Nunes de Oliveira; Marcelo Lordeiro; Gutierrez
Lhamas Coelho; O Estado de S. Paulo, 1925; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi) |
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A estação nos anos 1990. Foto Sebastião
Nunes de Oliveira, acervo Marcelo Lordeiro |
A estação em 2003. Foto Gutierrez Lhamas Coelho
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A estação em 2003. Foto Gutierrez Lhamas Coelho |
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Atualização:
06.12.2022
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