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VXY Mogiana em MG
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Rio Claro
Getulândia
Engenheiro Tertuliano
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1924-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
GETULÂNDIA (antiga CAPELINHA)
Município de Rio Claro, RJ
Linha-Tronco - km 84,508 (1960)   MG-2790
Altitude: 540 m   Inauguração: 21.04.1924
Uso atual: moradia (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capelinha foi inaugurada em 1924.

Em parte dos anos 1920 e 1930 a linha e a estação foram encampadas pela Central do Brasil, mas o processo acabou revertido.

Teve teve o nome alterado para Getulândia nos anos 1930, numa óbvia homenagem a Getúlio Vargas, presidente da República, na época. Em 1956, o distrito de mesmo nome possuía 1.091 habitantes.

O tráfego de passageiros naquele trecho, descendo e subindo a serra, foi extinto entre 1979 e 1980 (ref.: Guia Levi).

Mas alguns trens turísticos foram implantados depois disso. Enquanto a RFFSA era a dona da linha, até 1996, eles funcionaram em datas como alguns fins-de-semana e feriados. Com a entrada das concessionárias, eles foram suprimidos. É, foi uma pena. A subida da serra, descrita por passageiros desses últimos trens, era muito bonita. O trem subia a partir da saída do pátio de Angra dos Reis até a estação do Alto da Serra. Daí descia até Lídice, onde esses trens geralmente paravam por um tempo e voltavam.

O prédio da estação era utilizado como moradia em 2016.

ACIMA: Estação de Getulandia, tendo em primeiro plano a caixa d'água e a subestação elétrica, esta desativada há 40 anos (Foto Fernando Marietan, 20/9/2014).

1925
AO LADO: Criação de agencia postal na estação (O Estado de S. Paulo, 10/2/1925).

(Fontes: Fernando Marietan; Sebastião Nunes de Oliveira; Marcelo Lordeiro; Gutierrez Lhamas Coelho; O Estado de S. Paulo, 1925; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi)
     

A estação nos anos 1990. Foto Sebastião Nunes de Oliveira, acervo Marcelo Lordeiro

A estação em 2003. Foto Gutierrez Lhamas Coelho

A estação em 2003. Foto Gutierrez Lhamas Coelho
 
     
Atualização: 06.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.