A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
...
Catiara
Perdizes
Salitre
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
V. F. Centro-Oeste (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
PERDIZES
Município de Patrocínio, MG
Linha-Tronco - km -   MG-4739
Altitude: -   Inauguração: 1905
Uso atual: demolida (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: Uma estação de Perdizes  primitiva teria sido inaugurada em 1905 pela E. F. de Goiaz na primeira década do século XX.

A página no caixa abaixo é totalmente fora de qualquer explicação. Pelo que lê, as estações citadas parecem totalmente fora do que seria a realidade desta linha em 1906. Por outro lado, o caixa abaixo, de 1908, afirma que a estação não tinha sido inaugurada ainda, só o seria em outubro desse ano, e não em 1905.

Quanto à estação mais nova, cujas fotos estão ao pé desta página, não encontrei menção a ela em nenhuma listagem da RMV ou da VFCO, nem em guias de horários.

Mas esta estação, mais nova, existiu de fato. Foi "descoberta" por Decio Marques em virtude das fotos (que estão ao pé da página) que me foram enviadas por ele. Em 2018 havia um prédio abandonado e com a plataforma destelhada de pé na estação e que, pelo estilo, deve ter sido construído nos anos 1960.


ACIMA: Uma listagem de estações da E. F. Goiaz, de 1906, mostra essa estação como uma das estações da então curta ferrovia da época (a EFG fora aberta em 1905), com a quilometragem de então e que se tornou parte da E. F. Oeste de Minas poucos anos mais tarde (Anuario, 1906, p. 217).

Entre 2018 e 2020, foi demolida.

1908
AO LADO: Cai um aterro na linha no dia 11 de fevereiro e a inauguração da estação, marcada para o o dia 20, é posta em dúvida (A Provincia de S. Paulo, 15/2/1877).
(Fontes: Decio Marques; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, em 11/9/2018. Foto Decio Marques

Plataforma de embarque da estação, em 11/9/2018. Foto Decio Marques
 
     
Atualização: 02.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.