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Barra Mansa
Vista Alegre
Glicério
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas
(1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VISTA
ALEGRE (ANISIO BRAZ)
Município de Barra Mansa, RJ |
Linha-Tronco - km 114,227 (1960) |
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RJ-3373 |
Altitude: 377 m |
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Inauguração: 24.06.1920 |
Uso atual: estação |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vista Alegre foi inaugurada em 1920. O prédio que
estava abandonado certamente não é o original. A estação
mudou de nome para Anísio Braz provavelmente nos anos
1970. No início dos 2000 aventou-se de sua reativação,
pois um projeto envolvendo a prefeitura, MRS, FCA e Ministério dos
Transportes deveria readequar as linhas férreas que cortam o município
de Barra Mansa. As oficinas, pátios e estação da FCA seriam
transferidos do centro da cidade para esta área, e a linha neste ponto
seria desviada para os trilhos da Ferrovia do Aço, que passam do lado,
seguindo em bitola mista até o centro da cidade, onde a linha seria
reconectada aos trilhos da linha de Angra dos Reis. A estação
se transformou no novo pátio de manobras de Barra Mansa,
tendo sido restaurada para voltar a funcionar, depois de anos de abandono.
(Fontes: Aleksander Oldal; Jorge A. Ferreira Jr.;
Antonio Augusto M O Leal, 2006; Cesar Tonetti, 2005; Carlos Latuff,
Simone Viana; Juliana Luscher, 2008; Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 12/2005. Foto Cesar Tonetti |
A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para
o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para
o IPHAN |
A estação em 5/2010. Foto Aleksander Oldal |
A estação em 3/2012. Autor Aleksander Oldal |
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Atualização:
21.07.2013
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