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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1899)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1899-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975) |
BAGÉ
Município de Bagé, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 835,357
(1960) |
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RS-0684 |
Altitude: 209 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: pertence ao município (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bagé foi inaugurada pela Southern
Brazilian R. G. do Sul Railway em 2 de dezembro de 1884 de acordo com José Roberto Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, Editora Rios, 1986 (e também cf. o caixa abaixo, de 1884, do jornal A Provincia de S. Paulo) como ponto terminal
do trecho construído entre Rio Grande e esta estação.
Em 1896, foi entregue o trecho entre esta estação e
São Sebastião, mais ao norte; finalmente, em
outubro de 1900, a linha foi finalmente unida a São Gabriel,
permitindo a união entre Cacequi e o porto do Rio
Grande.
Um ano antes, segundo Souza Dias, a estação passou
à administração da Cie. Auxiliaire, que estava
construindo o último trecho citado.
Em 25/10/1924, a estação foi destruída por um
incêndio (veja caixa abaixo), "ficando apenas de pé
as paredes laterais e a cobertura da plataforma". Foi então
construída uma estação provisória de emergência.
Em 1929, foi entregue a estação atual, que a substituiu.
Nos anos 1970, os trilhos foram retirados e a linha passou a correr
mais por fora da cidade, alcançando o antigo pátio da
estação de Santa Teresa, que hoje é o
pátio de manobras. O antigo prédio, então, transformou-se
em centro administrativo do município de Bagé
e, mais tarde, sede da Universidade Federal do Pampa - o que era em
2016. Em 2022, parece ter sido novamente utilizado pelo município.
(Veja também BAGÉ-NOVA)
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1884
AO LADO: Anuncio de que a ferrovia que ligaria Bagé a Rio Grande seria aberta, junto com a estação de Bagé, a 2 de dezembro. E foi mesmo. (A Provincia de S. Paulo,
27/11/1884). |
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1892
AO LADO: Bagé e sua estação dominada por revoltosos (O Estado de S. Paulo,
7/7/1892). |
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1917
AO LADO: Estrada de Ferro unindo a estação de Bagé a uma outra de nome Mello. Pelo visto, nunca foi construida (O Estado de S. Paulo,
24/03/1917). |
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1924
AO LADO:
Incêndio na estação (O Estado de S. Paulo,
28/10/1924).
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ACIMA: Imagens no pátio da estação
antiga de Bagé, provavelmente nos anos 1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: Geada ao longo da linha férrea
em Bagé no amanhecer de 4 de agosto de 2010 (Portal Terra -
entrada em 5/8/2010).
ACIMA: Hall da estação em 12/2022. Foto Victor Hugo Langaro).
(Fontes: Alfredo
F. Rodrigues; Alejandro Tumanoff; Kelso Medici; Tibor Jablonski; O
Estado de S. Paulo, 1924; Portal Terra, 5/8/2010; J. R. Souza Dias:
Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório,
1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Bagé, em foto do
final do século 19. Foto extraída do livro Caminhos
de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987,
p. 126
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O prédio atual da estação de Bagé,
em foto dos anos 1930. Foto extraída do livro Caminhos
de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987,
p. 127 |
Estação e pátio de Bagé, anos 1950.
Foto Tibor Jablonski |
A estação de Bagé em 09/1997. Foto Alfredo
F. Rodrigues, acervo Kelso Medici |
A estação em 01/2006. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 26/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff
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A estação em 26/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff
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Atualização:
31.10.2022
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