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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Martim
Bagé
Brete de Bagé
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1899)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1899-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
BAGÉ
Município de Bagé, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 835,357 (1960)   RS-0684
Altitude: 209 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: pertence ao município (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bagé foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 2 de dezembro de 1884 de acordo com José Roberto Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, Editora Rios, 1986 (e também cf. o caixa abaixo, de 1884, do jornal A Provincia de S. Paulo) como ponto terminal do trecho construído entre Rio Grande e esta estação.

Em 1896, foi entregue o trecho entre esta estação e São Sebastião, mais ao norte; finalmente, em outubro de 1900, a linha foi finalmente unida a São Gabriel, permitindo a união entre Cacequi e o porto do Rio Grande.

Um ano antes, segundo Souza Dias, a estação passou à administração da Cie. Auxiliaire, que estava construindo o último trecho citado.

Em 25/10/1924, a estação foi destruída por um incêndio (veja caixa abaixo), "ficando apenas de pé as paredes laterais e a cobertura da plataforma". Foi então construída uma estação provisória de emergência.

Em 1929, foi entregue a estação atual, que a substituiu.

Nos anos 1970, os trilhos foram retirados e a linha passou a correr mais por fora da cidade, alcançando o antigo pátio da estação de Santa Teresa, que hoje é o pátio de manobras. O antigo prédio, então, transformou-se em centro administrativo do município de Bagé e, mais tarde, sede da Universidade Federal do Pampa - o que era em 2016. Em 2022, parece ter sido novamente utilizado pelo município.

(Veja também BAGÉ-NOVA)

1884
AO LADO:
Anuncio de que a ferrovia que ligaria Bagé a Rio Grande seria aberta, junto com a estação de Bagé, a 2 de dezembro. E foi mesmo. (A Provincia de S. Paulo, 27/11/1884).
1892
AO LADO:
Bagé e sua estação dominada por revoltosos (O Estado de S. Paulo, 7/7/1892).
1917
AO LADO:
Estrada de Ferro unindo a estação de Bagé a uma outra de nome Mello. Pelo visto, nunca foi construida (O Estado de S. Paulo, 24/03/1917).
1924
AO LADO:
Incêndio na estação (O Estado de S. Paulo, 28/10/1924).
ACIMA: Imagens no pátio da estação antiga de Bagé, provavelmente nos anos 1960 (Autor desconhecido).

ACIMA: Geada ao longo da linha férrea em Bagé no amanhecer de 4 de agosto de 2010 (Portal Terra - entrada em 5/8/2010).

ACIMA: Hall da estação em 12/2022. Foto Victor Hugo Langaro).


(Fontes: Alfredo F. Rodrigues; Alejandro Tumanoff; Kelso Medici; Tibor Jablonski; O Estado de S. Paulo, 1924; Portal Terra, 5/8/2010; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de Bagé, em foto do final do século 19. Foto extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987,
p. 126

O prédio atual da estação de Bagé, em foto dos anos 1930. Foto extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987,
p. 127

Estação e pátio de Bagé, anos 1950. Foto Tibor Jablonski

A estação de Bagé em 09/1997. Foto Alfredo F. Rodrigues, acervo Kelso Medici

A estação em 01/2006. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 26/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff

A estação em 26/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff
   
     
Atualização: 31.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.