|
|
Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) |
BASÍLIO
Município de Herval, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 991,312
(1960) |
|
RS-0254 |
Altitude: 50 m |
|
Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: fechado (2021) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até pelo menos
1981 as linhas ainda transportavam passageiros. Teria ele sido interrompido
em 1982 devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; jamais
foi retomado, embora um desvio tenha sido construído e até
hoje transporte as cargas da linha para o porto de Rio Grande. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Basílio foi inaugurada em 1884.
Na Revolução Federalista de 1894, a estação
passou por um longo tiroteio.
O prédio foi aumentado em 1929. Desta estação
saía o ramal de Jaguarão, que se unia com uma
linha no Uruguai, cruzando a fronteira.
O prédio era em 2008 sede de diversos órgãos,
como Casa dos Professores, posto médico e odontológico,
Brigada Militar e outros.
Antes disso, em 1968, ficou fora da estação da linha,
com a abertura da variante de Pedras Altas. Como da estação
saía o ramal de Jaguarão, é possível
(há que se comprovar isto) que a estação antiga
tenha continuado a operar na nova saída do ramal, passando
a fazer parte deste.
A estação foi desativada provavelmente em 1980, quando
o ramal de Jaguarão foi desativado. Os trilhos foram
então retirados.
Em 2021, os três prédios que formavam o conjunto ferroviário estão fechados, aparentemente sem utilização. Talvez o armazém servisse de moradia;
(VEJA TAMBÉM BASÍLIO-NOVA)
|
1891
AO LADO: Acidente em Basilio (O Estado de S. Paulo, 21/4/1891). |
|
1893
AO LADO: A estação de Basilio durante a revolução gaúcha - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893). |
|
1895
AO LADO: Seguia a guerra civil no Rio Grande e em Basilio (O Estado de S. Paulo, 17/6/1895). |
(Fontes: Rui Cunha; Alfredo Rodrigues; Revista
Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Basílio, c. 2002. Foto do
livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do
Sul, IPHAE, p. 142
|
A estação de Basílio em 01/2008. Foto Rui
Cunha |
A estação em dezembro de 2021. Foto Victor Hugo Langaro |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.01.2022
|
|