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VXY Mogiana em MG

Indice de estações
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até 1968:
Alfredo Ávila
Herval
Basílio
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1968 em diante:
Alfredo Ávila-nova
Herval
Basílio
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D


 
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
HERVAL
Município de Herval, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 977,228 (2000)   RS-2225
Altitude:-   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Herval foi inaugurada em 1884. Também era chamada de Desvio Herval.

O prédio estava aparentemente fechado em 2008, embora tivesse em sua lateral uma pintura com o logotipo da ALL. Ainda mantinha pelo menos dois de seus desvios. Junto à estação, um casarão bonito e, claro, em ruínas.

"Na estação Herval é onde os maquinistas da locomotiva helper ficam alojados. Junao a ela costuma ficar em um desvio uma locomotiva (helper) que auxilia os trens na rampa entre Herval até um ponto próximo da estação Engenheiro Chaves. Este auxilio é feito nos dois sentidos" (Alfredo Rodrigues, 3/2/2011).


ACIMA: A bela casa de 1933 em ruínas junto à estação de Herval terá pertencido à ferrovia? (Foto Poti Silveira Campos da Cunha, 22/03/2008).

(Fontes: Alfredo Rodrigues; Poti Silveira Campos da Cunha; Revista Refesa, maio-jun 1968; Poti Silveira Campos da Cunha, 2008; ALL; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Herval, em 22/03/2008. Foto Poti Silveira Campos da Cunha

Entrada do pátio da estação de Herval, em 22/03/2008. Foto Poti Silveira Campos da Cunha

A estação em 3/2/2011. Atrás pode-se ver um pedaço do alojamento - prédio novo - dos maquinistas da helper. Foto Alfredo Rodrigues
     
     
Atualização: 07.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.