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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HERVAL
Município de Herval, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 977,228 (2000) |
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RS-2225 |
Altitude:- |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Herval foi inaugurada em 1884. Também era chamada
de Desvio Herval.
O prédio estava aparentemente
fechado em 2008, embora tivesse em sua lateral uma pintura com o logotipo da ALL. Ainda mantinha pelo menos dois de
seus desvios. Junto à estação, um casarão
bonito e, claro, em ruínas.
"Na estação Herval
é onde os maquinistas da locomotiva helper ficam alojados. Junao a
ela costuma ficar em um desvio uma locomotiva (helper) que auxilia
os trens na rampa entre Herval até um ponto próximo da estação Engenheiro
Chaves. Este auxilio é feito nos dois sentidos" (Alfredo
Rodrigues, 3/2/2011).
ACIMA: A bela casa de 1933 em ruínas junto
à estação de Herval terá pertencido à
ferrovia? (Foto Poti Silveira Campos da Cunha, 22/03/2008).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Poti Silveira Campos
da Cunha; Revista Refesa, maio-jun 1968; Poti Silveira Campos da Cunha,
2008; ALL; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Herval, em 22/03/2008. Foto Poti
Silveira Campos da Cunha
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Entrada do pátio da estação de Herval,
em 22/03/2008. Foto Poti Silveira Campos da Cunha |
A estação em 3/2/2011. Atrás pode-se ver
um pedaço do alojamento - prédio novo - dos maquinistas
da helper. Foto Alfredo Rodrigues |
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Atualização:
07.01.2022
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