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V.
F. Rio Grande do Sul (1941(1894?)-1968) |
BOMBA
DE CANDIOTA Município
de Candiota, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km
900,045 (1960) |
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RS-3709 |
Altitude: |
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Inauguração: 07.03.1941 |
Uso atual: n/d |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian
Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Bomba de Candiota foi inaugurada
em 1941 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Era uma parada onde se localizava a bomba de abastecimento
de água para as locomotivas, à margem do arroio da Candiota.
Porém, há referências ao local (com parada ou sem parada?) ainda no século XIX, em 1894 (ver caixa abaixo, de 1894).
Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968,
a estação ficou fora da nova linha.
Não sei o
estado da parada atualmente.
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1894
AO LADO: Já havia referências à tal Bomba de Candiota em 1894 (O Estado de S. Paulo, 25/7/1898). |
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1894; Guias Levi, 1940-1981;
Revista Refesa, maio-jun 1968; VFRGS, suas estações
e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962) |
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Atualização:
22.11.2020
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