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VXY Mogiana em MG
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Candiota
Bomba de Candiota
Biboca
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Mapa da linha - 1940
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V. F. Rio Grande do Sul (1941(1894?)-1968)
BOMBA DE CANDIOTA
Município de Candiota, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 900,045 (1960)   RS-3709
Altitude:   Inauguração: 07.03.1941
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bomba de Candiota foi inaugurada em 1941 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Era uma parada onde se localizava a bomba de abastecimento de água para as locomotivas, à margem do arroio da Candiota.

Porém, há referências ao local (com parada ou sem parada?) ainda no século XIX, em 1894 (ver caixa abaixo, de 1894).

Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha.

Não sei o estado da parada atualmente.

1894
AO LADO: Já havia referências à tal Bomba de Candiota em 1894 (O Estado de S. Paulo, 25/7/1898).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1894; Guias Levi, 1940-1981; Revista Refesa, maio-jun 1968; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962)
     

   
     
     
Atualização: 22.11.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.