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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Dario Lassance
Candiota
Bomba de Candiota
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968)
CANDIOTA
Município de Candiota, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 893,101 (1960)   RS-0252
Altitude: 191 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: depósito (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Candiota foi inaugurada em 1884.

Ali se localizam jazidas de carvão mineral. Nos anos 1960, foi construída ali uma usina termoelétrica para utilizar esse carvão.

Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha.

Em novembro de 2020, era um depósito de materiais agrícolas de uma fazenda próxima.

Em dezembro de 2021, Victor Langaro afirma:"eis uma estação que impressiona. Um prédio antigo e de razoáveis dimensões, em meio ao nada. Lugar de difícil acesso. É preciso ter paciência e sorte para chegar até lá;

1888
AO LADO:
Federalistas atacam a estação de Rio Negro foi assaltada; a situação está ruim em outras estações da região também (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1893).

1893
AO LADO:
A estação de Basilio durante a revolução gaúcha - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893).
1893
AO LADO:
Situação na estação de Candiota (O Estado de S. Paulo, 15/10/1893).
1920
AO LADO:
Descarrilamento de trens em Candiota ( O Estado de S. Paulo, 16/5/1920)..
(Fontes: Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Candiota em 19/08/2011. Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota

A estação em 12/2021. Foto Victor Hugo Langaro
 
     
     
Atualização: 05.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.