A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Monte Bonito
Eng. Barbosa Gonçalves
Cadeia
...

Mapa da linha - 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
V. F. Rio Grande do Sul (1951?-1963)
ENGENHEIRO BARBOSA GONÇALVES
Município de Pelotas, RS
Ramal de Canguçu - km 1.091,841 (1960)   RS-4624
Altitude: 39 m   Inauguração: 01.10.1952
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Embora as estações do ramal de Cangussu tenham sido abertas em 1952, somente encontrei o primeiro horário de trens no ramal em 1953. O ramal, que seria parte de uma linha que ligaria Pelotas a Santa Maria, num trajeto mais curto do que o existente até hoje, partia da estação de Pelotas, na linha Bagé-Rio Grande, tinha 72 quilômetros e terminava na estação de Canguçu. Pelo menos no início dos anos 1960, tinha trens partindo não mais de Pelotas, mas de Rio Grande. O percurso no ramal durava 3 horas e 10 minutos. Como a linha alternativa acabou por não sair, o ramal foi fechado em 31/3/1963.
 
A ESTAÇÃO: De acordo com informações do ex-ferroviário Toquinho a Carlos Latuff, que visitou o local, havia no ramal cinco paradas e apenas uma estação ferroviária, que era exatamente a de Engenheiro Barbosa Gonçalves.

O nome da estação foi dado a um engenheiro (José Barbosa Rodrigues, 1860-1940) e ex-político que trabalhou na ferrovia e foi prefeito de Pelotas, tendo ocupado também outros cargos no geoverno gaúcho.

Não há maiores informações sobre a estação em si.


ACIMA: Localização da vila de Engenheiro Barbosa Gonçalves, que é o ponto vermelho no mapa. No canto esquerdo superioir, o losango amarelo é Cadeia. No canto direito inferior, o ponto branco é Monte Bonito - CLIQUE SOBRE ESTA FOTO PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR (Google Maps).

ACIMA: Vista aérea da localidade de Engenheiro Barbosa Gonçalves. Existirá ainda o prédio da estação? Se sim, qual seria ele? (Google Maps).

(Fontes: Carlos Latuff; Ariosto Borges Ferreira: Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

 

   
     
     
     
Atualização: 20.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.