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V. F. Rio Grande
do Sul (1951?-1963) |
MONTE
BONITO (PARADA 2)
Município de Pelotas, RS |
Ramal de Canguçu - km 1.083,328
(1960) |
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RS-4625 |
Altitude: 54 m |
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Inauguração: 01.10.1952 |
Uso atual: demolida - antiga plataforma é
base para moradia recente |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Embora as
estações do ramal de Cangussu tenham sido abertas em
1952, somente encontrei o primeiro horário de trens no ramal
em 1953. O ramal, que seria parte de uma linha que ligaria Pelotas
a Santa Maria, num trajeto mais curto do que o existente até
hoje, partia da estação de Pelotas, na linha Bagé-Rio
Grande, tinha 72 quilômetros e terminava na estação
de Canguçu. Pelo menos no início dos anos 1960, tinha
trens partindo não mais de Pelotas, mas de Rio Grande. O percurso
no ramal durava 3 horas e 10 minutos. Como a linha alternativa acabou
por não sair, o ramal foi fechado em 31/3/1963. |
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A ESTAÇÃO: Localizada atualmente
numa propriedade rural, desta parada também restaram a caixa d'água
e a plataforma, sobre a qual foi construida uma casa.
Monte Bonito
é hoje o 9º distrito de Pelotas, onde se localizam pedreiras
que forneceram rochas para construção dos molhes da barra de Rio
Grande.
Teria mesmo existido ali uma construção
que servia de estação ou teria sido algo provisório,
uma cobertura simples, apenas?
De acordo com informações
do ex-ferroviário Toquinho a Carlos Latuff, que
visitou o local, havia no ramal cinco paradas e apenas uma estação
ferroviária, que era a de Engenheiro Barbosa Gonçalves.
Monte Bonito era a "parada 2". Entre esta
e a "Parada 1" (Inspetor Moises) existia a
sede de um Batalhão Ferroviário, que deve ter atuado
na construção do ramal, sempre lembrando que batalhões
ferroviários foram responsáveis pela construção
de diversas linhas no Rio Grande do Sul.
(Fontes: Carlos Latuff; Ariosto Borges Ferreira: Viação
Ferrea do Rio Grande do Sul, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A casa nada tem a ver com a antiga estação.
Foi apenas construída posteriormente por um morador
da vila sobre a antiga plataforma - visivel na foto de Carlos
Latuff em 1/5/2013
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Atualização:
20.03.2019
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