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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1982) |
ENGENHEIRO CHAVES
(antiga PASSO DAS PEDRAS)
Município de Capão do Leão, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 1.028,367
(1960) |
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RS-3119 |
Altitude: 28 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1887 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Passo das Pedras foi inaugurada em 1884.
"No Passo das Pedras existia o sanatório Passo das Pedras
que também possibilitava a hospedagem para o veraneio, bem como, várias
atividades de lazer, como banhos, passeios e jogos, possibilitando,
assim, períodos de sociação e entretenimento" (Dalila
Müller e Dalila Rosa Hallal: Viagens de Recreio: as excursões em Pelotas
no século XIX, 2008).
Entre os anos de 1966 e 1969, seu nome foi alterado
para Engenheiro Chaves.
Em 1994, houve um trem que fez uma viagem entre as estações
de Pedro Osório e de Engenheiro Chaves para recolher
alimentos (Trem da Fome), que dizia no folheto que o passeio iria
até Passo das Pedras, sinal que o nome ainda era utilizado
pela população local, embora o dístico já
de há muito apresentasse o novo nome.
Em 1997 a estação de Engenheiro Chaves ainda
estava estava inteira.
Em 2006, já estava depredada e sem telhado, mantendo, entretanto,
seus desvios.
"É um lugar bem bucólico. Esta estação fica na localidade
de Passo das Pedras, município do Capão do Leão, a uns 8 km de Cerrito.
Nas proximidades da estação existem poucas casas e um grande engenho.
De resto é criação de gado e plantações de soja e arroz. É um dos
lugares escolhidos pela ALL para cruzamento de trens devido a segurança"
(Alfredo Rodrigues, 02/2009).
PASSO DAS PEDRAS NO FINAL DO SÉCULO XIX: Ao Sanatorio
Passo das Pedras - Domingo, 25 do corrente. Inauguração deste
grande e esplêndido estabelecimento, situado na estação da
estrada de ferro a 1 hora de Pelotas, com grande casaria,
commodos para famílias veranear, restaurante sob a direcção
do arrendatário Innocencio Mendes, bellos jardins, vasta quinta,
banhos de rio, água vertente, potreiro para animaes, prado
e cancha para corridas, caça e pesca. AVISO - O Restaurante
completamente fornecido dos attrativos do estômago serve pelo
módico preço de Almoço 1$500 – Jantar 1$500 e estraordinarios
pagos em separado pelo preço da cidade. Cavallos e jardineiras
para passeio de matto e campo.
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1900
AO LADO: Extraído do Correio
Mercantil, 23.11.1900, p. 4.
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ACIMA: A estação de Engenheiro
Chaves nos anos 1990 (Foto Adalberto Antiqueira).
ACIMA: Foto aérea da estação de Engenheiro Chaves em ruínas em 2022 (Autor:
Felipe Rodrigues em 8/2/2022).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Adalberto
Antiqueira; Arthur Victoria Silva; Dalila Müller e Dalila Rosa
Hallal: Viagens de Recreio: as excursões em Pelotas no século XIX,
2008; Correio Mercantil, 1900; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
03.03.2022
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