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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) |
SEIVAL
(antiga SANTA ROSA)
Município de Candiota, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 875,163
(1960) |
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RS-0251 |
Altitude: 191 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Rosa foi inaugurada em 1884.
Em 19/5/1936 o nome foi alterado para Seival (Segundo o
Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).
Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968,
a estação ficou fora da nova linha.
Em 2002 estava ainda de pé, mal conservada mas servindo como
sede da subprefeitura, de correio e de posto policial e também
aparentemente de moradia, junto à estrada de terra que passava
pelo leito da antiga linha retirada.
Por foto de 2018 (abaixo), a estação parecia abandonada
então.
Wm 2021, o prédio seguia em pé, mas teria passado por um incêndio por um incêndio e virou tapera;
(Fontes: Sergio dos Santos; Revista Refesa,
maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Seival, c. 2002. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 158
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A estação supostamente em 2018. Já parece
abandonada. Foto Sergio dos Santos |
A estação supostamente em 12/2021. Já parece
abandonada e depredada. Foto Victor Hugo Langaro |
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Atualização:
05.01.2022
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