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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) |
DARIO LASSANCE
(antiga APPLEBY)
Município de Candiota, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 887,290
(1960) |
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RS-0682 |
Altitude: 255,06 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: em pé com modificações /(2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: Em 1917,
um técnico inglês de sobrenome Appleby organizou
uma companhia para a exploração de uma jazida próximo à
linha Bagé-Rio Grande, na atual Candiota. Ali
foi então estabelecido um desvio ferroviário que levava
às minas.
As pesquisas sistemáticas na região, entretanto, iniciaram-se mais
tarde. A data de inauguração do desvio que levou o nome
do inglês é considerada como tendo sido em 1884 (Segundo
o Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).
O desvio levou seu nome (texto escrito a partir de notas em www.urcamp.tche.br/ccei/schultze.pdf).
Em agosto de 1930, o Desvio Appleby foi elevado a parada com
o nome de Dario Lassance. Ariosto Fortes afirma que
o nome de Dario foi dado à estação em
1935, mas o relatório da VFRGS mostra que isso efetivamente
ocorreu em 1930, um mês após a sua morte.
Em 1935, passou a estação.
Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968,
a estação ficou fora da nova linha.
Em 2021 estava em mau estado e bem modificada.
(Fontes: Revista Refesa, maio-jun 1968;
VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68; www.urcamp.tche.br; Eng.
Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81) |
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A estação em mau estado e bastante modificada. Foto Victor Hugo Langaro em 12/2021
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Atualização:
13.01.2022
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