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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Seival
Dario Lassance
Candiota
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968)
DARIO LASSANCE (antiga APPLEBY)
Município de Candiota, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 887,290 (1960)   RS-0682
Altitude: 255,06 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: em pé com modificações /(2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: Em 1917, um técnico inglês de sobrenome Appleby organizou uma companhia para a exploração de uma jazida próximo à linha Bagé-Rio Grande, na atual Candiota. Ali foi então estabelecido um desvio ferroviário que levava às minas.

As pesquisas sistemáticas na região, entretanto, iniciaram-se mais tarde. A data de inauguração do desvio que levou o nome do inglês é considerada como tendo sido em 1884 (Segundo o Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).

O desvio levou seu nome (texto escrito a partir de notas em www.urcamp.tche.br/ccei/schultze.pdf).

Em agosto de 1930, o Desvio Appleby foi elevado a parada com o nome de Dario Lassance. Ariosto Fortes afirma que o nome de Dario foi dado à estação em 1935, mas o relatório da VFRGS mostra que isso efetivamente ocorreu em 1930, um mês após a sua morte.

Em 1935, passou a estação.

Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha.

Em 2021 estava em mau estado e bem modificada.

(Fontes: Revista Refesa, maio-jun 1968; VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68; www.urcamp.tche.br; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81)
     

A estação em mau estado e bastante modificada. Foto Victor Hugo Langaro em 12/2021
   
     
     
Atualização: 13.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.