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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1900-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TRÊS ESTRADAS
Município de Lavras do Sul, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 781,936
(1960) |
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RS-2802 |
Altitude: 358 m |
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Inauguração: 08.10.1900 |
Uso atual: nova - abandonada (2021); velha - demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Três Estradas foi inaugurada pela Cie. Auxiliaire
em 1900 juntamente com mais três estações do trecho
São Gabriel-São Sebastião, que unia finalmente
Cacequi ao porto do Rio Grande.
Existiram duas estações, ambas desativadas: a velha (primeira) e a nova (em pé e abandonada), sendo que a primeira não existe mais, demolida que foi; sobre a plataforma, existe hoje um carregador de gado.
Já a nova,
que existe ainda hoje, abandonada e em ruínas, mostrada aqui juntamente com seu pátio ferroviário (ver caixas de 2021, abaixo), teve uma versão nova na variante que substituiu a linha original por volta de 1968.
1925
AO LADO: Acidente entre Ibaré e Três Estradas,
provavelmente próximo de onde 5 anos depois seria construída
a estação de João Cancio (O Estado de
S. Paulo, 8/7/1925).
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ACIMA: Entrada do páteo da estação de Tres Estradas da variante em 2021 (Foto Diego Tex em 19/1/2021).
ACIMA: Vila ferroviaria da estação de Tres Estradas na variante em 2021 (Foto Diego Tex em 19/1/2021).
ACIMA: Restos da plataforma da já derrubada estação velha de Três Estradas (velha) em 2022 (Foto Vitor Hugo Zapani Langaro em 3/1/2022).
ACIMA: Restos da estação da já derrubada estação nova de Três Estradas em 2022 (Foto Vitor Hugo Zapani Langaro em 3/1/2022).
(Fontes: Victor Hugo Zapani Langaro; Diego Tex; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro
do Rio Grande do Sul, 1987; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; ) |
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A estação de Tres Estradas da variante em 2021. Foto Diego Tex
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Atualização:
11.01.2022
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