A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Santa Brígida
Vacacaí
Estância do Céu
...

Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1900-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
VACACAÍ
Município de São Gabriel, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 719,532 (1960)   RS-0650
Altitude: 107 m   Inauguração: 08.10.1900
Uso atual: moradia (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vacacaí foi inaugurada pela Cie. Auxiliaire em 1900 juntamente com mais três estações do trecho São Gabriel-São Sebastião, que unia finalmente Cacequi ao porto do Rio Grande.

A demora na chegada dos trilhos à charqueada do Vacacaí, a primeira das charqueadas construídas na região de São Gabriel (em 1885) para aproveitar a linha que seria construída até o porto - a inauguração deveria coincidir com a chegada dos trilhos, o que não aconteceu - levou a charqueada a utilizar-se de carretas puxadas a boi para levar a mercadoria para o porto. Ela ficava a 12 km do centro da cidade de São Gabriel.

Em 1918, a charqueada foi adquirida pela firma José Antônio Martins Filho, que arrendou mais três estâncias: a da Barra, do Pavão e do Jacques. Novamente foi vendida em 1936, desta vez para a Cooperativa Rural Gabrielense.

Em 29/01/1942, um novo prédio foi entregue para a estação, construído pelo empreiteiro Heitor Mazzini.

Quanto à charqueada, transformou-se mais tarde na Indústria de Frigorificação de Carne Gabrielense. Em 1957 encerrou as atividades realizando as últimas matanças. Suas dependências foram demolidas, casas, galpões e a povoação do local. Tudo então desapareceu e no local restam hoje apenas ruínas, tendo sobrevivido apenas a velha chaminé.

O prédio da estação, por sua vez, estava abandonado em 2009: supõe-se que desde a desativação (1957) da charqueada, seu movimento tenha decaído rapidamente. A data do fechamento efetivo da estação não é conhecido, mas o abandono do prédio, que pelo menos externamente, pela desolação do local, já deve vir de há muito. Parece servir como moradia em 2020.

Veja também VACACAÍ-NOVA

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; www.saogabriel.rs.gov.br; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; VFRGS: Relatórios oficiais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Vacacaí. Site www.saogabriel.rs.gov.br

A estação em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 30.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.