|
|
Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1994) |
FARROUPILHA
(antiga NOVA VICENZA)
Município de Farroupilha, RS |
Linha de Caxias - km 926,782 (1960) |
|
RS-1201 |
Altitude: 766 m |
|
Inauguração: 13.05.1910 |
Uso atual: em reforma
(2020) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Vicenza foi inaugurada em 1910 pela Cie. Auxiliaire.
Mais tarde, por volta de 1934, o seu nome foi alterado para Farroupilha,
quando foi fundado o município, desmembrado de Caxias.
O município tomou o nome por causa do centenário da
Revolução Farroupilha, que seria comemorado no anos
seguinte (1935) e por ter ele sido o resultado da fusão de
quatro núcleos, Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e
Nova .Sardenha.
No final dos anos 1970 o trem deixou de circular por ali, embora oficialmente
até hoje a linha entre Montenegro e Caxias não
tenha sido extinta. Ali não existem mais trilhos.
O nome Farroupilha foi ostentado no dístico por muitos
anos, mas, depois da restauração da velha estação,
o nome original foi recolocado. Na verdade, o bairro onde ela se situa
mantém o nome de 1909. A estação passou a ter diversos usos após sua desativação e em 2020 estava passando por uma reforma. O dístico hoje ostenta o
nome Nova Vicenza.
ACIMA: A linha passa pelo sul da então
pequena cidade de Farroupilha em 1948. Hoje, os trilhos não
mais existem (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).
(Fontes: Alejandro Tumanoff; Nilson Rodrigues;
Carlos R. Almeida; Daniel Gentili; Arquivo Histórico Municipal João
Spadari Adami; Revista Ferroviária, 08/2000; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; IBGE: Revista Brasileira
de Geografia, 1948; Guia Geral das Estradas e Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Nova Vicenza em festa; provavelmente
início dos anos 1930. Autor desconhecido |
A estação, ainda em funcionamento, talvez anos
1950. Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, |
A estação em 26/5/1996. Foto Carlos R. Almeida |
A estação de Farroupilha, c. 2000. Foto do livro
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
IPHAE, p. 116 |
A estação em 06/2004. Foto enviada por Nilson
Rodrigues |
A estação em 06/2004. Foto enviada por Nilson
Rodrigues |
A estação em 4/1/2011. Foto Alejandro Tumanoff |
A estação em 2020. Foto: CDL FARROUPILHA/
DIVULGAÇÃO/
CIDADES |
|
|
|
|
|
Atualização:
20.08.2023
|
|