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V. F. Rio Grande
do Sul (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALTO
DA UNIÃO
Município de Ijuí, RS |
Ramal de Santo Ângelo - km 414,181
(1960) |
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RS-4425 |
Altitude: 412 m |
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Inauguração: 29.12.1930 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão Ferroviário,
e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911 foi entregue seu primeiro
trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino Ramos-Santa Maria a Ijuí.
Em 1915 chegou a Catuípe, depois a Santo Ângelo (1921),
a Giruá (1928) e somente em 1940 atingiu sua extensão
máxima, em Santa Rosa. Era chamado de "Ramal de Ouro"
por causa da grande quantidade de mercadorias que transportava. Trens
de passageiros trafegaram pelo ramal certamente até os anos
1980, e o ramal está concessionado à ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Alto da União foi inaugurada em 1930, segundo Ariosto Borges Fortes. É possível que no local já existisse antes uma parada, a "paradinha", desde 1926, segundo Nillo Grenzel. Sua implantação foi necessária para desafogar a estação de Ijuí na época.
"A colônia
de Ijuí foi fundada em 30 de maio de 1890 pelo engenheiro José Manoel
da Siqueira Couto. Recebeu, em 19 de outubro do mesmo ano, a primeira
leva de imigrantes europeus, encaminhados pelo Serviço de Terras e
Colonização. (...) O despovoamento e a discórdia começaram a afetar
a colônia recém-criada 'pois surgiu nesse meio tempo um novo flagelo,
pior que todos os outros: a discórdia. Discórdia aberta, provocada
em parte pela mais triste situação econômica que criava nervosismo
e desarmonia em toda a colônia'. As lideranças políticas do município
de Ijuí, mesmo sendo republicanas, procuraram não se envolver diretamente
na Revolução, mesmo assim, pendengas e rixas entre chimangos e maragatos
foram constantes. Estudos demonstram que, por volta de 1909, estas
divergências se acentuaram fazendo com que Augusto Pestana, líder
político da colônia, convocasse os lados envolvidos para uma reunião,
que se realizou à sombra de duas frondosas figueiras que existiam
no alto da Coxilha Sudeste da Vila Ijuhy. Nesta ocasião, Pestana conclamou
a todos para a união, para o desenvolvimento e progresso da região.
Em 1917, o intendente Antônio Soares de Barros, recordando da reunião
realizada no alto da coxilha, batizou o lugar com o nome de 'Alto
da União" (http://br.monografias.com /trabalhos915/capital-social-padroes).
Já foi demolida.
ACIMA: Segundo marcação existente (em
vermelho) no Google Maps, o bairro de Alto da União, no qual
nunca estive, é aqui; a linha parece estar cruzando o bairro
no centro da fotografia. Não consigo ver, pelo menos nesse
ponto, qualquer construção que possa ter sido a estação
ou parada (Google Maps, entrada em 16/12/2010).
1933
AO LADO: Supostamente, trafego mutuo entre duas feerrovias muito distantes entre s - a VFRGS e a E F Rio de Ouro, esta no RS i(O Estado
de S. Paulo, 08/07/1933). |
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(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Nillo Grenzel; http://br.monografias.com;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, possivelmente nos anos 1980. Acervo Nillo Grenzel |
A plataforma da estação, o que restou em 17/1/2015.
Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
25.03.2022
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