|
|
Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1911-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IJUÍ
Município de Ijuí, RS |
Ramal de Santo Ângelo - km
426,719 (1960) |
|
RS-2215 |
Altitude: 316 m |
|
Inauguração: 23.03.1911 |
Uso atual: em restauração (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão
Ferroviário, e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911
foi entregue seu primeiro trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino
Ramos-Santa Maria a Ijuí. Em 1915 chegou a Catuípe,
depois a Santo Ângelo (1921), a Giruá (1928) e somente
em 1940 atingiu sua extensão máxima, em Santa Rosa.
Era chamado de "Ramal de Ouro" por causa da grande quantidade
de mercadorias que transportava. Trens de passageiros trafegaram pelo
ramal certamente até os anos 1980, e o ramal hoje (2004) está
concessionado à ALL. |
|
A ESTAÇÃO: "A
colônia de Ijuí foi formada exclusivamente pelo território do mais
tarde 5º Distrito de Cruz Alta e fundada oficialmente em 30 de maio
de 1890 pelo engenheiro José Manoel da Siqueira Couto. Recebeu, em
19 de outubro do mesmo ano, a primeira leva de imigrantes europeus,
encaminhados pelo Serviço de Terras e Colonização. É necessário considerar
que muitos dos primeiros imigrantes não eram agricultores, o que dificultava
a adaptação dos mesmos: 'em grande parte dos poloneses, os teuto-russos,
os austríacos, os alemães e os suecos eram industriários que não possuíam
a mínima idéia das lides agrícolas' (...)
O despovoamento e a discórdia começaram a afetar a colônia recém-criada
'pois surgiu nesse meio tempo um novo flagelo, pior que todos os outros:
a discórdia. Discórdia aberta, provocada em parte pela mais triste
situação econômica que criava nervosismo e desarmonia em toda a colônia'.
As lideranças políticas do município de Ijuí, mesmo sendo republicanas,
procuraram não se envolver diretamente na Revolução, mesmo assim,
pendengas e rixas entre chimangos e maragatos foram constantes. Estudos
demonstram que, por volta de 1909, estas divergências se acentuaram
fazendo com que Augusto Pestana, líder político da colônia, convocasse
os lados envolvidos para uma reunião, que se realizou à sombra de
duas frondosas figueiras que existiam no alto da Coxilha Sudeste da
Vila Ijuhy. Nesta ocasião, Pestana conclamou a todos para a união,
para o desenvolvimento e progresso da região. Em 1917, o intendente
Antônio Soares de Barros, recordando da reunião realizada no alto
da coxilha, batizou o lugar com o nome de 'Alto da União" (http://br.monografias.com
/trabalhos915/capital-social-padroes).
A estação ferroviária de Ijuí
somente foi inaugurada em 1911.
Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros
até a estação.
"Nessa linha para Santo Angelo, no ramal Cruz Alta/Santa Rosa,
os trens estão indo somente até Ijuí, não chegando mais a Santo
Angelo. Mas os trilhos ainda permanecem. Estive há uns 40 dias
em Giruá, entre S. Angelo e Sta. Rosa, e passei sobre a linha, mais
ou menos limpa, mas bastante enferrujada. Nessa região de alta produção
agrícola, a ALL está trabalhando na base das parcerias. Em Julio de
Castilhos, Tupanciretã, Cruz Alta, foram construidos pelos "parceiros",
terminais, com linhas e ramais próprios, depósitos, silos, equipamento
para carga, etc...etc.... Quanto ao problema do trigo, eu não sei
como está. E talvez, o trecho que vi sem trilhos, possa estar em obras,
melhorias, etc.... e não erradicado definitivamente. O trigo é algo
difícil, um ano dá, depois passa 3 ou 4 sem dar nada... é mais barato
comprar da Argentina do que produzir aqui. Para Ijui, seguem principalmente
combustíveis. Há um terminal de razoavel tamanho por lá. Se conseguir,
proxima vez fotografarei. Os vagões sobem por Santa Maria", não
vêm de Passo Fundo e da Ferrovia do Trigo, atualmente (Milton
Amaral, 03/2008).
Em 2014 a estação estava em razoável estado de
conservação e servindo como moradia.
Em março de 2023, o antigo prédio da estação estava servindo como bazar de roupas, vacinação e outras atividades da prefeitura. Os trens cargueiros continuavam circulando por ali em 9 de março.
ACIMA: Inauguração da linha e
do trem em Ijuí, em 1911 (Autor desconhecido).
|
1914
AO
LADO: Construção do ramal entre Ijuí
e Santo Angelo (O Estado de S. Paulo,
6/5/1914).
|
ACIMA: Chegada de missionários suecos em Ijuí, em 1915 (Autor desconhecido).
ACIMA: Cena raríssima em Ijuí e no Brasil: a locomotiva a vapor
chega ao pátio de Ijuí sob neve, em 1968 (Autor desconhecido).
CIMA: Parte do pátio da estação dm Ijuí (Foto Silvio Rizzo em abril de 2023)./
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Wanderley Duck;
Victor Hugo Langaro; Milton Amaral; O Estado de S. Paulo, 1914; http://br.monografias.com;
IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação de Ijuí, em 1934, com o trem de
passageiros e à frente, carros de aluguel. Foto cedida
por Wanderley Duck |
A estação, sem data. Acervo Alfredo Rodrigues |
Estação de Ijuí em 15/2/1995. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação em 1996 com o vagão à
frente. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação de Ijuí em 12/02/1996. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação, c. 2000. Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 236 |
A estação em 2014. Foto Victor Hugo Langaro |
A estação de Ijuí em abril de 2023. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
04.04.2023
|
|