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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Gaurama
Balisa
Becker
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
BALISA
Município de Gaurama, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 41,755 (1960)   RS-2204
Altitude: 728 m   Inauguração: 25.10.1910
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Balisa foi aberta em 1910 pela Cia. Auxiliaire numa região ainda inóspita, cuja primeira colônia havia sido instalada apenas dois anos antes, mais ao sul, com o nome de Erechim.

"Pelo contrato (da ferrovia), na atual sede do município de Gaurama deveria estar localizada a estação de Baliza, que, por atraso nos trabalhos, ficou a 8 quilômetros do local pre-determinado, onde hoje (cerca de 1955) ainda há um povoado e uma parada ferroviária com aquele nome" (O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. Costa).

Foi, então, erigida outra estação, inaugurada no mesmo dia da outra com o nome de Barro, atual Gaurama.

A estação de Balisa já foi demolida.

ACIMA: A locomotiva 816 da VFRGS, uma Schwartzkopf 4-8-2, "posa" em Balisa, no dia 29 de março de 1955. Bons tempos. Hoje, 52 anos depois, nem a estação existe mais, nem desvios, nem nada (Foto Paulo Modé, 1955).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 a 1983*. Ao lado, o trem da linha Marcelino Ramos-Santa Maria na estação de Cruz Alta, provavelmente nos anos 1960. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).

*até 1982, pelo menos, com certeza

(Fontes: Fábio Copetti de Queirós; Nilson Rodrigues, 2008; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Gladis Helena Wolff: Trilhos de Ferro, Trilhas de Barro, 2005; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Alfredo R. Costa: O Rio Grande do Sul; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1915. Na foto, o primeiro-agente Rodolpho Krause e sua família. Envio Fábio Copetti de Queirós

Aqui ficava a estação de Balisa. Um Chevette adaptado para auto de linha está parado. Foto Nilson Rodrigues em 11/2008
 
     
     
Atualização: 15.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.