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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Balisa
Becker
Erechim
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Mapa da linha - 1940
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V. F. Rio Grande do Sul (n/d-c. 1940)
BECKER
Município de Erechim, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 64,467 (1960)   RS-2202
    Inauguração: 1932
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 

A ESTAÇÃO: O usuário do desvio era o sr. Christiano Becker, mas o desvio era da ferrovia. Segundo Gladis Wolff, o chamado Desvio Becker era o ponto de saída de um ramal ferroviário destinado ao carregamento de madeira, assim com o Desvio Giaretta e o Desvio Gauer. Em 1932, o desvio foi modificado para servir de cruzamento de trens, e, em 1940, foi entrague ao tráfego como estação. Becker aparece como uma parada nas listas de estações do Guia Levi de 1940, mas não mais tarde, o que leva a crer que foi desativada no início dessa década. Segundo Ariosto Fortes, entretanto, a estação somente foi fechada e transformado em simples estribo em 1960. Informações de ferroviários da região dão conta que já foi demolida, não sobrando nem fundações. Sua desativação deve ter se dado em função da diminuição das atividades madeireiras na região.
(Fontes: Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Trilhos de Ferro, Trilhas de Barro, Gladis Helena Wolff, 2005; VFRGS, suas estações e paradas, Ariosto Borges Fortes, 1962)

     
     
     
     
Atualização: 29.01.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.