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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GAURAMA
(antiga VILA BARRO)
Município de Gaurama, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km
41,755 (1960) |
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RS-2200 |
Altitude: 755 m |
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Inauguração: 30.08.1910 |
Uso atual: museu (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha unindo
Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com
todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro
Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária
do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também
a colonização de boa parte do percurso, locais ainda
virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou
sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria
chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à
Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire
au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação
Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações
absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos
anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem
como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros
circularam até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barro foi aberta em 1910 pela Cia. Auxiliaire numa região
ainda inóspita, cuja primeira colônia havia sido instalada
apenas dois anos antes, mais ao sul, com o nome de Erechim.
"Pelo contrato (da ferrovia), na atual sede de Gaurama deveria
estar localizada a estação de Baliza, que, por atraso
nos trabalhos, ficou a 8 quilômetros do local predeterminado,
onde hoje (cerca de 1955) ainda há um povoado e uma parada
ferroviária com aquele nome. (Foi, então, erigida
outra estação, inaugurada no mesmo dia da outra - nota
do autor do site).
A colonização organizada tem início lá
por 1912 (...) embora já em 1910, alguns imigrande poloneses
se haviam estabelecido, em precárias condições,
no atual distrito de Carlos Gomes. (...) A igreja de Barro foi construída
em 1915 (...) Chegado o ano de 1920, já o povoado de Barro,
ao lado da estação do mesmo nome, contava com 60 prédios
e 400 habitantes (...) nas proximidades do povoado havia três
importantes viadutos da estrada de ferro. (...) A atual denominação
surgiu em fins de 1938 - Gaurama, que deve corresponder em tupi à
palavra portuguesa barro" (O Rio Grande do Sul, de Alfredo
R. Costa).
Em 1919, o povoado passa a ser a sede do segundo distrito de Erechim,
e é também conhecido por Vila Barro.
Em 1944, a estação passa oficialmente a se chamar Gaurama.
Em 1951, grave desastre entre esta
estação e a de Baliza causou pelo menos três
mortes (Folha da Manhã, 5/12/1951).
Gaurama tornou-se município em 1955. Em 1977, os trens
de passageiros deixaram de passar por ali, quando se fechou para eles
o trecho Marcelino Ramons-Passo Fundo.
As coisas somente mudariam em setembro de 2006: "Estudantes
acompanham a travessia de um trem pelos trilhos da ferrovia que corta
o município depois de 11 anos. Depois de 11 anos, a comunidade de
Gaurama, na região do Alto Uruguai, pôde acompanhar a passagem de
um trem de carga da empresa América Latina Logística (ALL). Os alunos
da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Ferreira Ramos ficaram
curiosos com a novidade e se divertiram observando o trem. A direção
da escola convidou um ferroviário para contar às crianças como funcionava
o trem nos anos 1980, como se fazia a manutenção da linha e explicar
qual a missão dos agentes das estações. Os alunos fizeram também trabalhos
em sala de aula sobre o trem de carga. As crianças desenharam, fizeram
montagens e maquetes para uma exposição organizada pelos professores
na escola. O desafio da ALL agora será a implantação do trem turístico
que vai de Piratuba a Passo Fundo, no norte do Estado. O trem voltou
ao trecho que liga os municípios de Marcelino Ramos e Gaurama para
fazer reparos nos trilhos e recuperar a malha ferroviária da região"
(Zero Hora, 18/09/2006).
Em 2016, o museu que ficava na antiga estação ferroviária
foi reaberto, depois de ficar fechado por 2 anos devido a reformas.
ACIMA: O trem a vapor chega a Gaurama. 1910? Não,
8 de julho de 2007. Um trem a vapor não passava por ali já
havia pelo menos 40 anos. Uma diesel, então? Fora um trem da
capina da ALL, em 2006, nenhum outro desde 1996. Um trem com passageiros,
como este, da ABPF? Não... desde 1977, nunca mais (Foto Nilson
Rodrigues, 2007).
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1894 a 1977. Ao lado,
o trem da linha Marcelino Ramos-Santa Maria na estação
de Cruz Alta, provavelmente nos anos 1960. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi).
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(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Nilson Rodrigues;
Vitor Hugo Langaro; Folha da Manhã, 1951; Gladis Helena Wolff:
Trilhos de Ferro, Trilhas de Barro, 2005; IBGE: Enciclopédia
de Municípios Brasileiros, 1959; Ariosto Borges Fortes: VFRGS,
suas estações e paradas, 1962; Zero Hora, 2006; Folha
de São Paulo, 1978; Alfredo R. Costa: O Rio Grande do Sul;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Barro em 1936. Autor desconhecido |
A estação de Gaurama em 1957. Enciclopédia
de Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXXIII, 1959 |
A estação, c. 2000. Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 120 |
A estação em 2004. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 4/2014. Foto Vitor Hugo Langaro |
O prédio em 2016. Foto Glaucio Henrique Chaves |
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Atualização:
18.03.2019
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