|
|
Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ERECHIM
Município de Erechim, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 73,624 (1960) |
|
RS-2205 |
Altitude: 759 m |
|
Inauguração: 30.08.1910 |
Uso atual: abandonada (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1910 pela Cia. Auxiliaire, e foi ela a origem do povoado
e do atual município. O seu nome inicial era Paiol Grande,
que, em 1918, com o nome de Boa Vista, emancipou-se
do município de Passo Fundo.
Até 1925, pelo menos, a estação ainda mantinha
este nome. (Não confundir esta estação
com a de Getúlio Vargas, que, originalmente, tinha o nome de
Erechim pois atendia a essa colônia).
A estação chamou-se também Boa Vista do Erechim.
Em 1940, a estação se chamava José Bonifácio.
Em 1944, já se chamava Erechim. Em julho de 2008, um
carro de linha, pela primeira vez em pelo menos 11 anos, tentou chegar
à estação vindo de Marcelino Ramos - o
lixo não deixou (ver fotografia acima). "
A estação parece fechada. Estado lastimável. Completamente
pichada e com o pátio cheio de lixo. Parece que Erechim deu às costas
ao marco de sua fundação. Para piorar, a Prefeitura construiu um terminal
rodoviário na frente da Estação, colocando um horrível banheiro público
bem ao lado da Estação. Lamentável" (Vitor Hugo Langaro,
4/2014).
|
1924
AO LADO: Não
há vagões para a Armour em Erechim (O
Estado de S. Paulo, 28/9/1924).
|
ACIMA: TRENS NUNCA MAIS? Em 18 de julho de
2008, o auto de linha da ALL prosseguiu de Marcelino Ramos até
Erechim para retomar uma linha abandonada pelo menos desde 1997. A
favela e o lixo já haviam tomado conta dela. Neste ponto o
carro da ALL parou. Nem chegou à antiga estação
(Foto Leonardo Bloomfield). ABAIXO: Em 25 de julho, o jornal
Correio do Povo, de Porto Alegre, publicou esta foto onde se mostrava
o lixo jogado sobre a linha pelos moradores da favela para tentar
impedir o avanço dos trens pela linha. Mais uma vez nossos
governantes não tomam conta de bens públicos, neste
caso, a ferrovia, nem têm "peito" para enfrentar as
consequências de sua própria incompetência (Foto
Correio do Povo).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Nilson
Rodrigues; Wanderley Duck; Daniel Gentili, 2009; Acervo Biblioteca
Municipal de Erechim; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do
Rio Grande do Sul, 2002; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Anos 1920: a ainda estação de Paiol Grande ainda
está em meio à mata nativa. Autor desconhecido |
A estação de Boa Vista do Erechim em 1930: Getúlio
Vargas passando por ela durante a revolução de
outubro. Acervo Biblioteca Municipal de Erechim |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 114 |
A estação em 2004. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2005. Foto Wanderley Duck |
A estação em 2005. Foto Wanderley Duck |
A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
01.11.2017
|
|